De Brasília
A presença de senadores e deputados no plenário do Senado e da Câmara é obrigatória somente nas sessões de terça e quarta-feira, quando são votadas matérias incluídas na Ordem do Dia. A falta nos demais dias, às segundas e quintas-feiras, só acontece se houver sessão deliberativa, o que raramente acontece.
Apesar disso, apenas três dos 11 parlamentares de Mato Grosso do Sul estiveram presentes em 100% das sessões nas duas Casas, entre fevereiro e julho: Simone Tebet (MDB), no Senado, Fábio Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB), na Câmara.
Os mais faltosos da bancada do Estado no Congresso Nacional, segundo levantamento do MS em Brasília, foram a senadora Soraya Thronicke e o deputado federal Loester Trutis, ambos do PSL. Soraya faltou nove das 41 sessões no Senado e o deputado esteve ausente em 14 das 86 sessões na Câmara.
Na Câmara, foram realizadas 86 sessões deliberativas, mais do que o dobro das do Senado com 41 sessões. A explicação é que os deputados tiveram várias discussões sobre o projeto de Reforma Tributária, enquanto os senadores se concentraram em projetos de pouca repercussão, votados em uma única sessão, por exemplo.
Presença em sessões da Câmara dos Deputados
Deputado Sessões Presença
Beto Pereira 86 81
Bia Cavassa (*) 78 76
Dagoberto 86 84
Dr. Ovando 86 84
Fábio Trad 86 86
Loester Trutis 86 72
Rose Modesto 86 86
Vander Loubet 86 78
(*) Assumiu o mandato quando já havia sido realizada oito sessões
Presença em sessões do Senado
Senador Sessões Presença
Nelsinho Trad 41 38
Simone Tebet 41 41
Soraya 41 32