Um cisto gigantesco composto por centenas de cabelos foi removido dos ovários de uma mulher russa, de 30 anos, cuja identidade não foi divulgada.
Os cirurgiões dizem que alguns dos cabelos emaranhados que tiraram da paciente tinham quase 80 centímetros de comprimento e cresceram dentro dela desde o nascimento.
A médica chefe do Centro Perinatal Kolomna, Tatiana Shavrak, disse:
“Os cistos dermóides são um tumor não canceroso do ovário. São cápsulas com paredes bastante espessas que consistem em muco misturado com vários tecidos humanos. Dentro do cisto, encontramos a camada superior de nossa pele, gorduras, cabelos, ossos e até dentes”.
Os cistos — neste caso, constituídos principalmente por cabelos — foram removidos com sucesso por laparoscopia, mantendo o sistema de reprodução da mulher intacto.
A imagem notável foi divulgada pelo Ministério da Saúde da região de Moscou.
Um médico do hospital disse: “Esses cistos são genéticos. Eles estão lá desde a infância e, infelizmente, ninguém pode prever quando de repente começam a crescer. Isso pode acontecer aos 15, 30 ou 70 anos”.
De acordo com os especialistas russos, apesar de sua visão impressionante em razão da grande quantidade de pelos, os cistos que cresceram simetricamente nos ovários da paciente eram bastante leves.