De Brasília
O conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal Manoel de Andrade vai representar o órgão em fóruns internacionais contra a corrupção. As viagens vão acontecer em março e setembro, informa o DF Notícias, telejornal da Globo Brasília.
O caso não teria novidade se Andrade, o Manoelzinho do Táxi, não tivesse sido condenado por corrupção pelo Tribunal de Justiça do DF, acusado de atrasar uma auditoria sobre irregularidades na concessão de táxis em Brasília.
Manoel de Andrade foi presidente do Sindicato dos Taxistas por vários anos e depois virou conselheiro do Tribunal de Contas do DF. Foi condenado a pagar dez vezes o salário dele como conselheiro.
Ao mesmo tempo, o conselheiro responde a processo criminal no Superior Tribunal de Justiça por prevaricação, quando o servidor não faz o trabalho como deveria.
O conselheiro viajará em classe executiva e participará de dois encontros internacionais anticorrupção em 2020. O primeiro, Fórum Global Anticorrupção ocorre em Paris nos dias 25 e 26 de março.
Cinco meses depois, de 9 a 11 de setembro, Andrade embarca para Budapeste, na Hungria, onde participa do Trabalho das Instituições Superiores de Auditoria.