O governador Reinaldo Azambuja afirmou que o saldo positivo de empregos em 2020 mostra que o Estado tem capacidade de responder aos momentos de dificuldade. A declaração foi feita segunda-feira (8) durante a apresentação do aplicativo “MS Contrata+”, na Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab).
“A pandemia, além de trazer uma série de turbulências, de distorções, na vida das pessoas, dos governos, das empresas, do comércio, trouxe ferramentas para aprimorar o serviço público. No ano passado, a Funtrab atendeu quase 300 mil pessoas presencialmente, nas 33 unidades que nós temos. Podemos atender essas pessoas e muito mais por plataformas digitais”, afirmou.
O governador lembra que, em 2020, o Estado teve saldo positivo de quase 15 mil empregos. “Em um ano de pandemia e que o mundo quase não avançou, numa das maiores recessões. Isso mostra a capacidade de Mato Grosso do Sul de responder às crises e às dificuldades”, disse.
Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o crescimento de Mato Grosso do Sul é real. “Fomos o 9º estado que mais gerou empregos em 2020, com mais de 14 mil novas vagas, e o primeiro do país a criar um aplicativo avançado de busca e oferta de trabalho: o ‘MS Contrata+’
Riedel explica que ferramenta, que já conta com mais de 11 mil currículos cadastrados, permite buscar e oferecer vagas por cidade, agendar atendimentos e dar entrada no seguro desemprego de maneira totalmente online.
Em 2020, foram 14.173 novas vagas de emprego formal, conforme o novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.
Entre os 27 estados brasileiros, Mato Grosso do Sul foi o 9º que mais contratou no ano passado, ficando atrás apenas de Santa Catarina (53.050), Paraná (52.670), Pará (32.789), Minas Gerais (32.717), Goiás (26.258), Mato Grosso (21.970), Maranhão (19.753) e Ceará (18.546).
No ano passado, a Funtrab fez 298.615 atendimentos, com intermediação de mão de obra, orientação sobre o aplicativo da Carteira de Trabalho e entrada no Seguro-desemprego, dentre outros serviços.
MS Contrata+
Por meio do MS Contrata+, disponível na loja de aplicativos do celular e pelo site, o trabalhador poderá buscar uma vaga de emprego, fazer o agendamento para ser atendido na agência evitando aglomerações, retirar a Carteira de Trabalho Digital e dar entrada no Seguro-desemprego. O aplicativo já conta com 11.157 currículos cadastrados.
Já para o empregador, o diferencial, em relação a outros sistemas, é o fato de conseguir encontrar o profissional ideal mais próximo de sua empresa pelo sistema de geolocalização.