De Campo Grande
A Receita Federal em Campo Grande vai realizar nesta terça-feira (23) duas lives para explicar as novidades do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. O prazo de entrega da declaração começou em 1º de março e vai até 30 de abril.
A principal novidade é a obrigatoriedade de o contribuinte prestar informações sobre o recebimento do auxílio emergencial contra a pandemia. Caso tenha recebido o benefício e outros rendimentos tributários acima de R$ 22.847,76 (sem somar o benefício) deve fazer a declaração.
As palestras online vão abordar as principais dúvidas de profissionais de contabilidade e estudantes de área. A primeira será às 8 horas, exclusiva a contabilistas inscritos no site do CRC www1.cfc.org.br/evento?J7P. Já às 19 horas, a palestra será para estudantes universitários.
A Receita Federal terá quatro servidores especializados sobre as normas de preenchimento da declaração e legislação do Imposto de Renda. Haverá ainda esclarecimentos sobre como fazer e declarar doações para os fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso.
“É ótima oportunidade para tirar dúvidas, especialmente durante a pandemia, quando o atendimento presencial está bastante restrito”, diz o delegado-adjunto da Receita Federal em Campo Grande, Henry Tamashiro Oliveira.
Além do delegado-adjunto, vão participar das palestras remotas os auditores-fiscais Moacir Menin, Zumilson Custodio da Silva e Elvis Caiçara da Silva. O acesso às lives será feito por meio da plataforma “Microsoft Teams”.
As lives são realizadas pela Receita Federal em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRC-MS), SESCON-MS e Núcleos de Apoio Contábil Fiscal de Campo Grande (Faculdade Estácio, Universidade Católica Dom Bosco, Uniderp, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Anhanguera e Instead).