CAMPO GRANDE
A maioria dos 11 parlamentares de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional ignorou as manifestações realizadas ontem (7) em todo o país. Dos três senadores e oito deputados federais, apenas o deputado Dr. Luiz Ovando (PSL) foi às ruas do Estado em defesa da liberdade e contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
A senadora Soraya Thronicke (PSL), que rompeu com Bolsonaro, divulgou foto em que ela aparece, quase impossível de ser identificada, na manifestação em Brasília. Na postagem, apenas publicou trecho do Hino à Independência, sem se referir ao ato do qual teria participado.
Os demais senadores e deputados fizeram menções ao 7 de Setembro sem comentar as manifestações de terça-feira, as maiores da história do país. A senadora Simone Tebet (MDB) publicou trecho de discurso de Ulysses Guimarães em defesa da Constituição. O senador Nelsinho Trad (PSD) e os demais parlamentares destacaram a Independência, sem mencionar os atos pró-Bolsonaro.
O deputado Vander Loubet (PT) destacou o movimento esvaziado dos excluídos em Campo Grande, cuja concentração ocorreu à tarde, na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua 14 de Julho. O petista também publicou vídeo com mensagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o 199º aniversário da Independência.
Único a ir às ruas de Campo Grande, o médico Luiz Ovando divulgou fotos com manifestantes e quando discursava na Praça do Rádio Clube, onde houve um dos atos. Os demais foram em carreata e motociata saindo do final da Avenida Afonso Pena com destino à área militar, próxima ao Aeroporto Internacional de Campo Grande.