CAMPO GRANDE
Seguir com rigor as orientações das autoridades sanitárias de saúde, além de adotar medidas complementares próprias, fizeram com que uma clínica odontológica de Campo Grande conseguisse reduzir os riscos de contágio do novo coronavírus, na pior crise sanitária da humanidade.
Desde março de 2020, quando começaram a valer as medidas para combater a Covid-19, o Núcleo Odontológico de Saúde do Sorriso (NOSS) não registrou caso de Covid-19 entre seus profissionais e funcionários.
Chama a atenção o fato de a clínica estar localizada na capital, onde foram registrados 135 mil casos da doença. Além do elevado número de infecções pelo novo coronavírus, a área de odontologia é onde há maiores riscos de contaminação em decorrência do contato direto do dentista com a saliva do paciente, entre outras situações.
“Quando Mato Grosso do Sul baixou as normas de restrição, decidimos fechar a clínica por 30 dias. Só voltamos quando tivemos segurança sobre os procedimentos a fim de resguardar a saúde de todos, pacientes, funcionários e profissionais”, explica o cirurgião-dentista Danilo Rodrigues Breda, 32 anos, formado em 2013 pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Só voltamos quando tivemos segurança sobre os procedimentos para resguardar a saúde de todos, pacientes, funcionários e profissionais
Breda atribui o sucesso no combate à Covid-19 ao fato de a clínica seguir à risca as orientações dos órgãos de saúde e de controle da pandemia. “Como o restante do mundo, ficamos receosos. Porém, tínhamos pacientes que contavam com a gente para terem seus casos resolvidos, anseios atendidos e suas dores amenizadas. Não podíamos deixá-los sem atendimento”, reforça o profissional, especializado em implantes e próteses dentárias.
Entrevista antes
Além das medidas comuns contra a pandemia, a clínica utiliza um método que tem sido fundamental para afastar a Covid-19. Trata-se de uma entrevista feita com o paciente, um dia antes de ele comparecer ao consultório, com o objetivo de conhecer a saúde dele em geral, como a existência de sintomas de gripe.
“Assim evitamos a contaminação cruzada. Através dessa anamnese, podemos ter as condições gerais do paciente, se há sintomas de gripe, ou mesmo se ele teve contato com pessoas que testaram positivo. Em caso de resposta afirmativa, não hesitamos em adiar o atendimento desse paciente em 14 dias”, explica.
Associado a esses cuidados, o paciente passa por checagem de temperatura corporal com termômetro infravermelho, uso obrigatório do álcool em gel na entrada, desinfecção do celular, máscara e proteção de luvas nos pés. “Dessa forma, o vírus fica do lado de fora da clínica”, avalia Danilo Breda, casado com a também dentista Talitha França Breda, sócia na clínica, especializada em endodontia e estética.
Não podemos baixar a guarda. O vírus ainda está circulando
Mesmo com a redução de novos de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, Breda garante que a clínica não tem se descuidado com as normas de biossegurança.
“O vírus ainda está circulando. Não podemos baixar a guarda justo agora quando estamos ganhando essa batalha. Apesar de estarmos com todos os colaboradores vacinados, com as doses recomendadas, e com anticorpos contra a Covid-19, sabemos que nem todos os pacientes estão”, acrescenta.
História
O Núcleo Odontológico de Saúde do Sorriso existe há 15 anos. A atual equipe, no entanto, começou a ser formada em 2015, quando Danilo Breda adquiriu a parte de outro sócio e passou a ter 100% da clínica. Dois anos depois, houve reestruturação, o que elevou o nível de atendimento com a chegada de novos profissionais.
Danilo Breda explica que, desde a fundação da clínica, houve preocupação em prestar todo o atendimento dentário com qualidade técnica e cientifica em todas as áreas.
“Hoje, contamos com seis dentistas, cada um atendendo dentro da sua especialidade, contribuindo com o que há de melhor na sua área. Isso permite um atendimento completo no mesmo local, com diferencial de uma qualidade inquestionável”, descreve.
As especialidades são clínica geral, implantes, lentes de contato, próteses, facetas, ortodontia convencional e alinhadores estéticos, restaurações, periodontia, canal, cirurgias.
SERVIÇO:
Núcleo Odontológico de Saúde do Sorriso (NOSS)
Rua Barão de Melgaço, 208, esquina com a Rua Pedro Celestino
Centro, Campo Grande – MS, 79002-080
Telefone: (67) 99996-4075
Instagram:
@dr.danbreda
@talithacfranca
@nossodonto
Site:
https://www.nossodonto.com.br