CAMPO GRANDE
Com incentivo e apoio do governo do Estado, Mato Grosso do Sul já vacinou 73,5% dos jovens sem comorbidades de 12 a 17 anos. Isto representa 181.338 adolescentes imunizados com a primeira dose e 43.447 já com a segunda dose. O atendimento a esse grupo foi autorizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde o dia 13 de agosto.
De acordo com o “Vacinômetro” já foram aplicadas 224.785 doses para este público. Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a fazer a vacinação em adolescentes em todos os municípios e não apenas na Capital.
A vacinação nesta faixa etária foi liberada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório, que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O presidente do Comitê Gestor do Programa Prosseguir, secretário Eduardo Riedel, afirma que a imunização dos sul-mato-grossenses se mantém em ritmo acelerado, destacando que as doses são encaminhadas a todos os 79 municípios assim que chegam ao Aeroporto de Campo Grande.
“Nossa logística funcionou desde o início e isso tem permitido levar a vacina para o braço das pessoas de forma rápida e segura”, explica Riedel, cujo processo de vacinação tem servido de modelo para o restante do país.
Com a volta das aulas 100% presencial na rede estadual de ensino, o secretário adjunto de Educação, Edio Castro, inclusive destacou que as escolas podem auxiliar a área da saúde para fazer uma “busca ativa” nos adolescentes que ainda não vacinaram. “Vamos saber se eles não ficaram sabendo, se foi por falta de informação, ou pode ser da zona rural. Então também vamos ajudar neste processo”.
No contexto geral, Mato Grosso do Sul já vacinou 76% da população ao menos com a primeira dose e 59% com a imunização completa (segunda dose ou dose única). Se levar em conta a população adulta este percentual sobe para 94% e 77% respectivamente.