CAMPO GRANDE
Candidato à presidência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul, Bitto Pereira defende distanciamento da instituição da política partidária. Em entrevista à Rádio CBN Campo Grande, Bitto destacou a grandeza e a necessidade de a entidade se manter apartidária.
“A OAB, para ter a grandeza que ela merece, precisa ser uma instituição apartidária”, ressaltou o advogado, candidato pela chapa “Mais OAB-22”.
Segundo ele, essa é uma bandeira que defende de maneira intransigente. “Eu não tenho nenhuma filiação partidária. Sou advogado ao longo de 22 anos. Quem pretende presidir a OAB tem que ter essa característica”, destacou.
Bitto Pereira também explicou o papel que a OAB exerce: o social, em que defende a Constituição e as liberdades e garantias individuais; e o papel institucional, em que zela pelas prerrogativas dos advogados e os ampara.
“A sociedade pode ter a convicção de que em todos os momentos em que a OAB tiver que se posicionar em defesa da coletividade, ela estará presente”, afirmou Bitto.
Defesa das Prerrogativas
Bitto também apresentou uma de suas propostas de trabalho quando for eleito: a Caravana de Defesa das Prerrogativas, ação que tem o objetivo de integrar as subseções, e de abrir um canal permanente para ouvir advogados e advogadas da Capital e do interior de Mato Grosso do Sul.
Quem pretende presidir a OAB não pode ter vínculo político-partidário” (Bitto Pereira)
“Começamos nosso caderno de propostas falando de prerrogativas, porque o respeito a elas é o que há de mais importante para o advogado”, explicou Bitto Pereira.
São as prerrogativas que garantem a prestação de um serviço adequado à sociedade, e que advogados e advogadas tenham o pagamento de seus honorários respeitados.
“O que vamos fazer? Vamos caminhar, vamos a cada uma das subseções, em todas as comarcas. Vamos ouvir os profissionais. Por exemplo: não há juiz na comarca? Vamos fazer uma gestão junto ao Poder Judiciário”, exemplificou.
Bitto Pereira também fez questão de agradecer o apoio que tem recebido das advogadas e advogados de todo o Estado de Mato Grosso do Sul, e lembrou que a Chapa Mais OAB é uma construção coletiva, feita a partir das sugestões e dos anseios da classe no Estado.