Os Pingos Nos Is
Uma votação realizada pela revista IstoÉ entre os editores da publicação escolheu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes como o Brasileiro do Ano em 2021. Segundo a revista, “o magistrado se destacou este ano por sua incansável defesa da democracia”, assim como em 2019 e 2020, em face de atos antidemocráticos cometidos por aliados do presidente Jair Bolsonaro.
À IstoÉ, Moraes se disse honrado com a homenagem e o reconhecimento do seu trabalho e do Supremo no enfrentamento à ação de grupos chamados por ele de milícias digitais. Em entrevista à revista, o ministro – que assumirá a presidência do TSE a partir de setembro de 2022 para comandar as eleições – admitiu preocupação com possível crescimento na propagação de fake news e dos ataques às urnas eletrônicas e à Corte, mas destacou que há jurisprudência para punir eventuais responsáveis por esse tipo de ato.
OPINIÃO DO MS EM BRASÍLIA: A notícia não pode ser levada a sério. Alexandre de Moraes entrou para a história do país por ser um juiz parcial e arbitrário. Comandou um inquérito inconstitucional, justo no tribunal cuja missão é zelar pela Constituição. Ministro que extrapolou suas atribuições e poderes. Que mandou prender e a bloquear redes sociais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Promoveu inquisição de apenas um grupo político para atender a sua patuleia. É merecedor, tão-somente, da ojeriza e do desprezo do povo brasileiro.