CAMPO GRANDE
Atualizada às 19h36
As marcas de carros não descansam um só instante. Todos os anos chegam ao mercado veículos cada vez mais potentes, modernos, seguros e confortáveis. Em paralelo à modernização das “máquinas” ao longo do tempo, surgiram empresas especializadas em limpeza detalhada.
A estética automativa surgiu – acredite — em 1800, na Alemanha. Portanto, há mais de 200 anos que se cuida de carro com tamanho zelo e técnica. Em muitas situações, a limpeza obriga a retirada de bancos e até das rodas.
Campo Grande, a “cidade dos carrões”, por onde transitam mais de 450 mil automóveis, sendo 80 mil camionetes e camionetas, segundo dados obtidos com exclusividade pelo MS em Brasília no Ministério da Infraestrutura, jamais ficaria para trás em relação às outras grandes cidades.
A capital sul-mato-grossense conta atualmente com 900 mil moradores, média de um carro para cada 2 habitantes. Equivale dizer que, numa casa onde moram quatro pessoas, há pelo menos dois veículos na garagem.
Diante de números tão expressivos, dois empresários – um sul-mato-grossense e outro mineiro – investiram na montagem de loja especializada em higiene detalhada de veículos, dando origem ao Studio Ativa Car Detailing, na Vila Progresso, em Campo Grande. A loja foi inaugurada no último sábado (22) e já está atendendo por meio de agendamento.
“Cuidar do carro não é luxo. É uma necessidade. Os veículos têm saído das fábricas cada vez mais com instrumentos, equipamentos e acessórios caríssimos. Fazer a manutenção detalhada garante valorização do carro para futuras vendas e trocas”, comenta o mineiro Alexandre Paiva, um dos donos da Studio Ativa Car, que trocou dez anos de trabalho em uma multinacional de telefonia pela loja na capital.
Com várias empresas em Campo Grande, que vai da construção civil à prestação de serviços em telefonia e TV por assinatura, o campo-grandense Junior Franco tem olhar mais amplo em relação ao mercado.
“Tempos atrás era inimaginável a gente levar nosso carro para lavar e fossem arrancadas as quatro rodas para limpar onde menos enxergamos sujeira. Tem a ver, sobretudo, com a segurança da nossa família. É uma engrenagem ligada a outras, as quais resultam em benefício amplo para quem é dono de um carro que chega a custar hoje meio milhão de reais”, explica.
Paixão e razão
Os empresários juntaram duas cabeças, com ideias e visões diferentes para — como dizem – montarem negócio consistente e lucrativo, gerando empregos e ajudando o município a gerar mais receita. “O Alexandre (o sócio) entende mais de carro. É um apaixonado. Sabe o que os donos de veículos gostam. Eu já sou mais racional e estou sempre ponderando. E assim a gente consegue ter um negócio bem montado, com estrutura dos grandes centros do país”, acrescenta Junior Franco.
Antes de abrir a Studio Ativa Car, Junior Franco e Alexandre Paiva buscaram assessoramento técnico sobre o negócio que pretendiam montar. “Mesmo tendo um pouco de conhecimento, fomos atrás de especialistas. Nosso pessoal recebeu treinamento para, não apenas realizar os serviços com qualidade, mas também para que tenham paixão pelo o que estão fazendo”, argumenta Paiva, acrescentando que a consultoria é prestada por Leonardo Rodrigues Moretti, que atua no mercado há seis anos.
Os empresários apostam no mercado automotivo de Campo Grande, um dos mais aquecidos do país, para reunir conhecimento e experiência a fim de abrir novas lojas, tanto na cidade quanto no interior. “Hoje não existe mais aquelas cenas de 20 anos, 30 atrás, de pessoas lavando seus carros em frente de casa. São muitas as opções para deixar o carro higienizado adequadamente, próprio para ser usado pela família. Não é fácil fazer higienização detalhada do carro sozinho. Daí, a importância das lojas especializadas”, destaca Alexandre Paiva.
História
O Auto Detailing ou Car Detailing é a limpeza e manutenção completa de um veículo. Isso é para garantir a qualidade da pintura e do interior do carro. A história registrada do detalhamento automotivo começou na Alemanha em 1800, quando as gorduras animais foram usadas para proteger a pintura do carro, semelhante à forma como a cera está sendo usada hoje em dia. Era necessário naquela época porque há muita poeira no ar e a maioria das estradas estava cheia de sujeira. O desafio era que as gorduras animais usadas no veículo tinham odor desagradável e atraíam insetos.
Em 1901, Frank Meguiar Jr., dos Estados Unidos, fundou um pequeno laboratório de engraxamento de móveis e usou seu verniz para seus móveis e também para revestir a parte externa dos carros. Depois de alguns anos, o também americano George Simons inventou um limpador e um produto de cera de carnaúba. Eles permitiram que ele fosse vendido em algumas lojas específicas e permitiram que os clientes o deixassem e o retirassem mais tarde por uma taxa mínima. Embora estes não tenham durado, já que a cera se desgastou depois de alguns dias.
Na década de 1920, a 3M revolucionou a indústria automobilística e de detalhamento de automóveis ao inventar a primeira lixa e fita adesiva à prova d’água do mundo, que realmente ajudou os pintores de automóveis. Em 1944, a PlastoneTM desenvolveu a primeira cera automotiva engarrafada de Ben Hirsch. É agora comumente conhecido como Turtle Wax. Na década de 1970, japoneses e europeus usavam tintas de base metálica com revestimento transparente. Esta camada produziu excelentes resultados em termos de dureza, cor de longa duração e brilho do carro. Foi trazido nos EUA por 2-3 anos, mas não foi bem-sucedido para muitos carros.
Ao longo dos anos, as pessoas se tornaram criativas e puderam inventar mais produtos de detalhamento automotivo. Na década de 1990, o tratamento de barra de detalhamento de argila foi introduzido no Japão e nos EUA. Também nessa época, o sistema de duas tintas aconteceu e aperfeiçoou o sistema de verniz. As microfibras também foram usadas durante esse período na Suécia e se tornaram um enorme sucesso na Europa ao longo da década.
Hoje em dia, as empresas estão inventando produtos que são ecologicamente corretos, para prevenir ou diminuir o efeito negativo ao meio ambiente.
Conheça os procedimentos realizados pela Studio Ativa Car Detailing:
Higienização interna
Na estética automotiva, a higienização interna atua removendo manchas e sujeiras impregnadas e difíceis de retirar do veículo. Além de deixá-lo mais limpo, a higienização aumenta a vida útil do veículo e dos acessórios internos.
Porém, é preciso bastante cuidado, atenção e paciência para limpar o painel, volante, marcha, cintos de segurança, bancos e outros. Dessa forma, também é possível remover as bactérias, como as que ficam alojadas no interior do carro. Todos os cantinhos, frestas e frisos devem ser higienizados e, no fim, farão uma grande diferença no resultado.
Além de limpar as superfícies, a higienização interna é capaz de cuidar da saúde dos ocupantes do veículo. Afinal, com as sujeiras, bactérias e fungos eliminados, a qualidade do ar dentro do carro melhora consideravelmente.
Com os bancos de couro, a higienização merece atenção especial. O couro, por se tratar de um material natural, pode ressecar e desbotar com o passar do tempo. Por isso, é importante hidratar a superfície de forma periódica, a fim de manter o pH do couro equilibrado. Dessa forma, os bancos ganham um toque macio e diminui o rangido da superfície.
Espelhamento
O espelhamento é um serviço muito procurado pelos consumidores. Esta técnica é realizada para eliminar riscos do carro e deixar sua pintura mais brilhante. Ao mesmo tempo, o espelhamento pode proteger contra desgastes causados por sujeiras, sol, chuva, entre outros.
Para isso, o veículo recebe uma camada de verniz, que possui uma durabilidade de 6 meses. Portanto, é importante fazer o serviço de forma periódica para que o resultado seja mantido.
Vitrificação
Esse serviço é uma das grandes novidades da estética automotiva. Nele, uma camada líquida reveste a lataria, criando uma película para a pintura. Dessa forma, os poros do verniz se fecham e evitam o desgaste causado por poeira, chuva, arranhões e raios UV, por exemplo.
Para isso, são utilizados produtos de alta performance que agem sobre toda a parte externa do veículo. Assim, a pintura da lataria ganha um brilho extra e mais tonalidade, deixando o veículo com um visual renovado e que durará por mais tempo.
Cristalização de vidros
Entre todos os serviços da estética automotiva, podemos dizer que a cristalização é um dos que garante maior segurança ao motorista. Isso porque ele consiste na impermeabilização do para-brisa do veículo, evitando que a chuva atrapalhe a direção. Dessa forma, mesmo em dias de chuva intensa, o condutor garante sua visibilidade.
Esse serviço pode ser realizado em todos os vidros do veículo, já que também cria uma barreira de alta resistência contra a salinidade marinha, respingos de asfalto, poeira, insetos e outras sujeiras que podem aderir à superfície do vidro.
Oxi-sanitização
Esse serviço é super-revolucionário. Ele é realizado por meio do gás ozônio, um sanitizante natural muito mais forte do que o cloro para a limpeza, permitindo a eliminação de vírus, fungos e bactérias, prevenindo uma série de doenças, pois melhora a qualidade do ar.
Essa técnica também elimina odores desagradáveis, como cheiro de cigarro, líquidos e alimentos, por exemplo. Além disso, possui fácil aplicação e manuseio do equipamento.
Higienização de ar-condicionado
Apesar de já ser bastante comum, este serviço também é muito importante na estética automotiva. Ele está diretamente ligado à segurança e bem-estar dos ocupantes do veículo, pois elimina ácaros, fungos, bactérias, vírus e poeira acumulados no ar-condicionado.
Assim, é possível prevenir irritações respiratórias e alergias na pele e mucosas. Além disso, essa limpeza também ajuda a manter o equipamento funcionando, já que o acúmulo de sujeira e umidade pode causar a queima do ar-condicionado do carro.
Polimento dos faróis
Além de melhorar o visual do veículo, o polimento dos faróis também garante maior visibilidade ao motorista. Isso porque esse serviço elimina o desbotamento e a aparência fosca que tende a aparecer nos faróis com o tempo.
Como resultado, as luzes e lanternas voltam a iluminar de forma mais potente, garantindo mais visibilidade e segurança ao condutor e aos passageiros. Por essa razão, esse serviço é recomendado de forma periódica para evitar que sujeiras e arranhões fiquem acumulados por muito tempo.
A chuva ácida é um fenômeno comum em grandes centros urbanos e ocorre quando a água da chuva se mistura com gases poluentes. Quando ela evapora nos vidros e lataria do veículo, o que sobra são os agentes contaminantes.
Além de não serem eliminados na lavagem convencional, esses agentes deixam a pintura manchada, podendo até causar corrosão na lataria do carro. Com este serviço, é possível eliminar manchas e marcas decorrentes de chuva ácida, aumentando a vida útil da pintura e lataria.
Limpeza externa
A limpeza externa do veículo também é um serviço de estética automotiva. No entanto, ela vai muito além de água e sabão. Aqui, os produtos são mais tecnológicos e eficientes.
Além disso, esse tipo de cuidado consegue evitar manchas e danos à pintura, já que o acúmulo de sujeira pode causar arranhões e deterioração das superfícies. Portanto, é recomendado que seja feita pelo menos uma vez por semana, se o veículo for usado diariamente.
A Limpeza externa também inclui a limpeza do motor, onde previne que sujeiras prejudiquem o funcionamento do veículo. Por isso, ela costuma ser feita de modo artesanal, usando pincéis e produtos biodegradáveis tanto no motor, quanto no bloco e no alojamento.
Com informações de www.bovenau.com.br sobre os procedimentos em estética automotiva
SERVIÇO
Studio Ativa Car Detailing – estética automotiva
Rua Paulo Tognini, 372 – Jardim Paulista
Campo Grande-MS
WhatsApp (67) 9266-7758
Instagram: https://www.instagram.com/studioativacardetailing/
Mais imagens da inauguração do Studio Ativa Car Detailing sábado (22/1), em Campo Grande: