CAMPO GRANDE
O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, anunciou nesta quinta-feira (27) que o Aquário do Pantanal deve ser inaugurado em março. As obras foram iniciadas em maio de 2011, na gestão de André Puccinelli (MDB). O ex-governador garante ter deixado dinheiro em caixa para conclusão da obra. Governo atual nega.
Riedel destaca que o Governo teve que resolver vários problemas, especialmente jurídicos. “Superamos um imbróglio jurídico. Foram quase três anos nessa discussão e retomamos o processo onde todos os atores envolvidos, como Governo, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público, estão acompanhando”, afirmou o secretário.
Segundo ele, desde 2015, quando houve o lançamento do Programa Obra Inacabada Zero, a gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB) trabalha para ‘desatar os nós jurídicos’ que impediam a conclusão do Aquário. A Secretaria de Infraestrutura desmembrou as obras em 13 contratos e licitou todas elas, de maneira transparente, gerando sinergia e cooperação entre as empresas vencedoras.
O secretário explica que há negociação com o Grupo Cataratas, holding que administra pontos turísticos no Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro, para discutir contrato de administração do Aquário do Pantanal. Os executivos da empresa, acrescenta, estarão no Estado em fevereiro para visita técnica.
“Aquário terá papel importante no turismo regional, bem como no campo de pesquisa, educação e desenvolvimento do Estado” — Eduardo Riedel
Riedel destacou que, uma vez concluído e entregue à sociedade, o Aquário do Pantanal terá papel importante na indústria regional do turismo, bem como no campo de pesquisa, educação e desenvolvimento do Estado.
Histórico
O Aquário do Pantanal foi iniciado no primeiro semestre de 2011, começo do segundo mandato de Puccinelli, com previsão de custar R$ 84 milhões. Até a entrega, contudo, o empreendimento terá consumido R$ 230 milhões, quase três vezes mais.
Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário contará com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Infraestrutura