CAMPO GRANDE
O MS1 Notícias, site de notícias criado pelo deputado federal Loester Carlos Gomes de Souza, o Trutis (PSL), anunciou quinta-feira (10) “reviravolta” no caso em que o parlamentar é acusado de montar o próprio atentado, em fevereiro de 2020.
Por essa acusação, responde a inquérito no Supremo Tribunal Federal, que acolheu pedido de indiciamento feito pela Procuradoria-Geral da República pelo fato de o deputado ter foro privilegiado. Semana passada, a relatora do caso, a ministra Rosa Weber, deu prazo de 15 dias para Trutis apresentar defesa.
A matéria do site fake traz o título “Reviravolta, especialista afirma que Trutis sofreu atentado e delegado atuou para prejudicá-lo”, com ataques ao delegado Glauber Fonseca de Carvalho Araújo, da Polícia Federal, responsável pela investigação do suposto atentado.
Após oito meses de investigação minuciosa, a PF concluiu que Trutis forjou a tentativa de assassinato, com ajuda do seu chefe de gabinete, Ciro Nogueira Fidelis, também indiciado. Foi anexada ao processo uma série de laudos periciais que comprovam a farsa.
Sem nome
A reportagem fake informa que o especialista é “consultor da própria Polícia Federal e de outras instituições, que atuou em diversas operações contra o crime organizado”, mas não dá o nome.
“Havendo porém novos acontecimentos, a partir de agora as investigações devem tomar uma nova trajetória. Isso porque um especialista, consultor da própria Polícia Federal e de outras instituições – que já atuou em diversas operações contra o crime organizado – trás (sic) agora declarações em depoimento que vem a favor do parlamentar”, diz a matéria.
Mais adiante, nova menção ao suposto perito: “De acordo com o perito, Trutis sofreu sim um atentado naquele episódio, e o delegado responsável pelo caso atuou deliberadamente para prejudicá-lo. Com afirmações categóricas, o profissional rebate ponto a ponto o que foi preliminarmente publicado pela Polícia Federal”.
A matéria segue narrando supostos cinco pontos em que o especialista fantasma discorda da apuração da Polícia Federal sobre o caso.
Site fake
O MS em Brasília apurou que o site MS1 Notícias é fake. Está registrado em nome de Ivone Moreno Ambrósio, cunhada do parlamentar. Ela é casada com Carlos Alberto Gomes de Souza, irmão de Trutis.
Para dar credibilidade às informações publicadas, como as notícias do próprio deputado, o site utiliza nome e cores invertidas da marca do telejornal da manhã da TV Morena em Campo Grande, o MS1 Notícias, emissora afiliada da TV Globo.
O site funciona no sistema “copia e cola”, onde não há produção própria de notícias, fato comum em Mato Grosso do Sul. A grande maioria das notícias é de outros sites, estaduais e nacionais. Mesmo assim, as matérias são assinadas por Beatriz Ferreira. A reportagem não conseguiu falar com o site MS1 Notícias.
Já Loester Trutis bloqueou os perfis do MS em Brasília, o que impede contatos para pedido de esclarecimentos. O espaço, contudo, está disponível para manifestação do parlamentar a qualquer tempo.