CAMPO GRANDE
O lançamento oficial da pré-candidatura da deputada federal Rose Modesto ao Governo do Estado, sábado (12), em Campo Grande, reuniu ao menos três antibolsonaristas. É sinal claro de que a ex-tucana seguirá na oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Além do deputado federal Luciano Bivar (PE), presidente nacional do União Brasil, que surgiu com a fusão do DEM e PSL, estiveram ao lado de Modesto a senadora Soraya Thronicke, presidente estadual da legenda, e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Com isso, a pré-candidata praticamente se põe fora de possível apoio de bolsonaristas no Estado em eventual segundo turno, por exemplo.
Bivar orquestrou movimento que levou a cisão do PSL na Câmara dos Deputados em novembro de 2019. Houve a formação de dois grupos. No Estado, o deputado federal Luiz Ovando manteve apoio ao governo, enquanto Loester Trutis passou a compor o grupo de Bivar, contrário ao presidente.
Soraya também deixou a base de apoio de Bolsonaro em agosto de 2020. A senadora fez duras críticas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a quem chamou de “ranzinza” e “irresponsável”. Passou a votar contra e a questionar a atuação do governo no combate à pandemia.
Soraya Thronicke deixou a base de apoio a Bolsonaro em agosto de 2020
Luiz Henrique Mandetta é um dos mais ácidos adversários de Bolsonaro. A rivalidade entre os dois começou com a demissão dele em 16 de abril de 2020, pouco mais de um mês do início da pandemia. O ex-ministro saiu atirando, mas não conseguiu explicar as orientações dadas por ele, como ministro, para que as pessoas só buscassem atendimento hospitalar caso sentissem falta de ar.
Recomendação que se mostrou comprovadamente equivocada com o passar do tempo, uma vez que a falta de ar em infectados pelo novo coronavírus era indicativo de estágio avançado da doença. A orientação tem sido utilizada, desde então, por bolsonaristas para atacar duramente Mandetta nas redes sociais.
De lá para cá, o ex-deputado federal passou a integrar grupos de oposição ao governo, especialmente em relação às ações contra a Covid. Anunciou disposição em disputar a presidência, mas não conseguiu atingir um ponto percentual nas pesquisas, a exemplo da senadora Simone Tebet (MDB).
Sem espaço na disputa nacional, o ex-ministro retornou a Campo Grande, justamente no pré-lançamento de Rose Modesto ao Governo, com disposição de disputar uma das oito vagas de deputado federal.
Até o momento anunciaram pré-candidatura ao cargo o ex-senador Waldemir Moka (MDB) e a empresária Iara Diniz Contar, esposa do deputado estadual Capitão Contar, além dos atuais deputados federais, exceção da deputada licenciada Tereza Cristina, ministra da Agricultura, e pré-candidata ao Senado pelo PP.