PONTA PORÃ
Pré-candidato ao Governo do Estado e secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB) entregou nesta terça-feira (29), em Ponta Porã, 2,6 mil títulos de propriedade rural a famílias assentadas do Assentamento Itamarati, o maior do país.
A solenidade teve a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), pré-candidata ao Senado, além do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e prefeitos da região.
Riedel disse sobre a importância da titulação para os agricultores da região. “Ficamos muito satisfeitos de participar da entrega de 2,6 mil títulos de propriedades rurais a milhares de famílias sul-mato-grossenses. Como disse o presidente Jair Bolsonaro, há anos sonhavam com esse momento”, destacou.
O secretário também ressaltou o trabalho da ministra Tereza Cristina. “O país tem avançado no agro e na produção e muito se deve ao esforço da nossa amiga, ministra Tereza Cristina, que agora se prepara para mais um desafio em sua vida. Não temos dúvida de que será também de sucesso”, acrescentou Riedel.
“Como disse o presidente Jair Bolsonaro, há anos sonhavam com esse momento” — Eduardo Riedel, pré-candidato ao Governo do Estado
Para o pré-candidato, a regulamentação das propriedades é um passo importante para o desenvolvimento destes empreendedores do campo. “São mais de 160 assentamentos em 51 municípios de Mato Grosso do Sul. É preciso trabalhar junto a estas pessoas para fomentar o crescimento econômico no campo”, reforçou Riedel.
O assentamento tem recebido apoio dos órgãos federais, como do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Equipe do Instituto passou 26 dias no local, onde fez 3 mil atendimentos. O presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, disse que os produtores receberão R$ 5,9 milhões em créditos.
O Assentamento Itamarati surgiu em 2000, com a destinação da área para a reforma agrária. Hoje, o ‘Distrito Nova Itamarati’ reúne produtores que se dedicam a atividades pecuárias, com a criação de 36 mil cabeças de gado e cerca de 500 ovelhas, além da produção de 30 mil litros de leite por dia.
Além da entrega dos títulos de propriedade rural, Eduardo Riedel acompanhou a entrega de cartões do programa Crédito Mulher e a assinatura do decreto que aprova o regulamento de registro de tratores, o Renagro (Registro Nacional de Máquinas Agrícolas), que não exige qualquer taxa ou imposto e serve para dar mais segurança aos bens móveis dos produtores.
Com assessoria de imprensa do secretário de Infraestrutura