BRASÍLIA
Após mais de uma década na advocacia, o brasiliense Anderson Olivieri decidiu, em 2015, apostar na carreira de jornalista e escritor. A partir de 2017, depois de ter colaborado com diversos veículos da imprensa tradicional, fundou a própria agência de produção de conteúdo literário. Na época, criou a Redige e, posteriormente, a Vitalia, especializada em publicações biográficas.
Essa ideia surgiu da percepção de Anderson Olivieri de que é grande o número de pessoas que têm o desejo de escrever a própria história ou a da família, mas não se sente habilitado para isso. A partir daí, ele criou uma agência para realizar todas as etapas desse trabalho para quem deseja registrar uma memória. A Vitalia atua em duas frentes: escrita e consultoria.
Na parte escrita, a agência se dispõe a escrever toda sorte de trabalhos biográficos: autobiografias, memórias, biografias de família, biografias pessoais, biografias em literatura infantil, biografias de cidades, obras de não-ficção em geral. A Vitalia pode ser acionada para o trabalho completo, desde a pesquisa até o ponto final no texto, ou para tarefas parciais, como somente a escrita.
Já a outra frente, da consultoria, engloba uma gama de serviços alternativos, na hipótese de o pretenso autor já ter um texto pronto, como revisão, edição, leitura crítica e preparação de originais.
Para o jornalista, o maior objetivo é proporcionar a satisfação aos autores pela realização do sonho literário e, às novas gerações dessas famílias, o resgate de valores e a construção de uma memória, a partir do conhecimento de suas origens.
A Vitalia Livros, localizada em Brasília, conta com cerca de 15 livros no seu catálogo e parte para uma nova empreitada: a venda de uma parte desses livros no próprio site da marca. O primeiro livro vendável será “Nem sempre o mar é de rosas – novela de um reencontro”, do próprio Anderson Olivieri, com lançamento previsto para o dia 25 de julho, na Capital Federal.
Tiragem livre
Um aspecto interessante que a Vitalia propõe aos autores é a tiragem livre. Nesse ponto, a agência aceita desde projetos que pretendam a tiragem de um livro apenas até as edições ou impressões de milheiros. Inclusive já houve cliente que solicitou apenas um exemplar, mas a média é de algumas dezenas.
Da mesma forma, também os preços para a execução de um projeto biográfico variam de R$ 20 mil a 100 mil (sem os custos da gráfica), a depender da natureza da pesquisa e dos profissionais envolvidos.
Atualmente, ainda são poucas as editoras no Brasil, que se dedicam a essa vertente literária. Com perfil similar à Vitalia há a Vidaria e a Artesão de Memórias. Mas Anderson Olivieri, que é autor de biografias importantes, como “Predestinado: a vida do craque Müller”, é otimista não só com o futuro da sua modesta editora Vitalia, como também com o futuro dos livro biográficos.
“Umberto Eco dizia que para sobreviver, temos que contar histórias. E biografias nada mais são do que histórias de vidas contadas, ou seja, as mais fascinantes história, incapazes imitação pela ficção. Tenho paixão por histórias humanas e acredito que a tendência literária é, hoje, esta, a das histórias humanas, a das biografias”, conclui Olivieri.
SERVIÇO
Vitalia Livros
vitalialivros@gmail.com
WhatsApp: (61) 98180-8500
Escritório: CLSW 304, bloco B, sala 149 – Brasília (DF)
www.vitalialivros.com.br