CAMPO GRANDE
A Receita Federal já leva atendimento a mais de 60% dos mais de 2,8 milhões de habitantes de Mato Grosso do Sul. O alcance dos serviços do órgão a um número maior de contribuintes só está sendo possível graças à parceria com as prefeituras para a instalação de um ponto de atendimento virtual, o PAV.
Até o momento, além de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas e Mundo Novo, os contribuintes dispõem de serviços em outros 15 municípios. O último PAV foi inaugurado ontem (22), em Maracaju.
Na terça, houve a assinatura do acordo de cooperação com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, onde será instalada uma das maiores fábricas de celulose do mundo.
A expectativa do delegado da Receita Federal em Campo Grande, Clovis Ribeiro Cintra Neto, é que a parceria alcance 70% da população, ou cerca de 2 milhões de pessoas, até o final do ano. Há acordo assinado com outras 14 prefeituras, o que elevará para o mínimo de 26 pontos de atendimentos instalados.
A Receita espera alcançar 100% dos 79 municípios em até dois anos. “Os prefeitos estão recebendo muito bem o projeto porque sabem que será um benefício direto para o cidadão da sua cidade. Nosso objetivo é atender o contribuinte no lugar mais longínquo”, comenta.
O Ponto de Atendimento Virtual (PAV) é uma extensão da Receita Federal onde não há unidade do órgão. Por meio desses locais, os contribuintes poderão receber orientação dos portais online, enviar e receber documentos para a Delegacia.
O PAV já funciona em Maracaju, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro, Inocência, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Guia Lopes da Laguna, Japorã, Eldorado, Aparecida do Taboado, Corguinho, Coxim, Bonito, Itaquiraí e Figueirão.
Outras 15 prefeituras assinaram o acordo de cooperação com a Receita Federal: Cassilândia, Terenos, Jardim, Juti, Sete Quedas, Brasilândia, Alcinópolis, Paranhos, Costa Rica, Itaporã, Nioaque, Maracaju e Ribas do Rio Pardo.