POR ANDREIA ARAÚJO
Atualizada às 23h43
O candidato do PRTB ao governo do Estado, Capitão Contar, desistiu de participar na noite dessa segunda-feira (17) do debate organizado pelo site de notícias Midiamax e pool de emissoras de rádio de Mato Grosso do Sul.
Sem o adversário, o candidato Eduardo Riedel participou do debate, respondendo as perguntas preparadas antecipadamente pela organização do encontro, as quais deveriam ter sido feitas por Contar e outras sorteadas durante o embate.
Riedel aproveitou seu tempo para fazer duras críticas ao rival. Uma delas foi de que Contar reclamou que teve pouco tempo disponível no primeiro turno para apresentar suas propostas e que agora “fugiu” do confronto com ele.
“É muito ruim. Uma covardia contra a democracia e com as pessoas deste Estado. Fugir do enfrentamento de ideias e propostas é péssimo para a democracia. Mas cada um sabe como conduz suas ações. Isso mostra bem o perfil e o caráter do candidato e como ele iria conduzir suas atividades caso fosse eleito. Fico imaginando se em algum momento ele tivesse uma responsabilidade executiva, como iria conduzi-la?”, indagou.
Riedel afirmou ainda que seu adversário não está preparado para governar o Estado e destacou o fato de as assessorias de ambos os candidatos terem assinado o compromisso sobre o debate. “Fica claro que ele (Capitão Contar) não está preparado e não tem o que apresentar para a nossa população. Não vir é uma falta de respeito com o Midiamax e com toda a população, que está mobilizada para ouvir os candidatos. Vergonhoso”, reforçou.
“Fica claro que ele (Capitão Contar) não está preparado e não tem o que apresentar para a nossa população” — Eduardo Riedel, candidato a governador
O candidato do PSDB lembrou que a política tem sido bastante questionada, justamente por atitudes como a do seu adversário. “Quando falamos da nova política, de um novo modelo, nós estamos colocando na pauta da discussão justamente isso, sem acordos políticos, sem caciques. Esse tempo acabou, não existe mais, porque agora a conversa é direta entre o candidato e o eleitor. A conversa é sobre proposta, sobre o que vai se fazer depois de eleito”, disse.
O Midiamax, por meio do mediador do debate, jornalista André Luiz Azevedo, lamentou a ausência do Capitão Contar e o fato de ter comunicado a desistência “em cima da hora”. Destacou o compromisso assinado por todos os candidatos, ainda em 14 de junho.
“Precisamente às 18h18 recebemos um e-mail da assessoria do Capitão Contar nos comunicando que ele não iria participar do debate. Importante frisar que é primeira vez na história recente de Mato Grosso do Sul que um candidato não participa de um debate, que é um importante espaço democrático e nós temos todos os relatos de confirmação do mesmo”, declarou.
Audiência recorde
O Midiamax informou que, mesmo com a ausência do Capitão Contar, o debate alcançou audiência recorde, batendo números do primeiro turno.
No YouTube, diz o site, a live de quase 50 minutos alcançou 12.146 telespectadores simultâneos, enquanto a mesma transmissão no Facebook ultrapassou os 8 mil acessos.
Candidato explica
Em nota encaminhada à imprensa ainda na noite dessa segunda-feira, Capitão Contar disse que não compareceu ao debate devido ao pouco tempo disponível para “conciliar as dezenas de entrevistas e debates solicitados, reuniões e encontros com apoiadores”.