CAMPO GRANDE
O candidato ao governo do Estado pelo PRTB, Capitão Contar afirmou nesta sexta-feira, durante visita ao município de Brasilândia, que tem compromisso de rever e reduzir a carga tributária em Mato Grosso do Sul, “permitindo que empresas já instaladas consigam mais espaço no mercado e proporcionando a atração de novos empreendimentos ao Estado”.
Contar, no entanto, anunciou, durante horário eleitoral gratuito, que pretende rever os incentivos fiscais concedidos nas gestões do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), os quais permitiram a instalação de grandes grupos econômicos do país, como a Suzano e a Arauco, grupo chileno.
Sobre a tributação, o candidato diz que os impostos pesam e impedem o avanço do trabalho. É o que acontece, por exemplo, com integrantes da Associação dos Ceramistas do Reassentamento Novo Porto João André, em Brasilândia, que durante a reunião com Capitão Contar, entregaram documento com as principais demandas, entre elas a redução do ICMS.
A alta carga tributária, diz Contar, se torna um gargalo para o desenvolvimento, principalmente para quem empreende em municípios próximos a outros estados, como São Paulo.
“Queremos um estado mais competitivo, com menor carga tributária para que as empresas que já estão aqui possam crescer mais, gerar mais emprego e outras se animem a vir para Mato Grosso do Sul. Como fazer isso? É só não deixar roubar. Fiscalizar tudo e fazer uma gestão com base na honestidade e na transparência”, afirmou Capitão Contar.
No entanto, dados oficiais atualizados mês passado mostram que Mato Grosso do Sul é o sétimo Estado mais competitivo do país, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria e a Seall, uma startup de gestão estratégica de impacto socioambiental e econômico.
Mato Grosso do Sul está atrás somente de gigantes econômicos, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal, por causa da grande concentração do funcionalismo público, além de Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Com assessoria de imprensa do candidato Capitão Contar