CAMPO GRANDE
Atualizada às 19h05 para incluir informações de que Capitão Contar apresentou certidões criminais e não cíveis.
O debate promovido ontem à noite (27) pela TV Morena, afiliada da TV Globo em Mato Grosso do Sul, teve momentos de tensão entre os candidatos a governador Capitão Contar, do PRTB, e Eduardo Riedel, do PSDB. A troca de insultos acabou gerando desafio feito, ao vivo, pelo tucano para todo o Estado.
Eduardo Riedel propôs que ambos os candidatos apresentassem certidões negativas da justiça estadual deles próprios, das esposas e dos vices.
O candidato do PSDB explicou que foi a forma que encontrou para rebater falsas acusações durante a campanha sobre envolvimento em casos de corrupção. Contar também reclamou ter sido vítima de diversas notícias falsas, especialmente durante o segundo turno.
Nesta sexta-feira (28) pela manhã, Riedel publicou todas as certidões em suas redes sociais: a sua, da esposa Mônica Riedel e do vice José Carlos Barbosa, o Barbosinha. E manteve o desafio ao adversário.
Até a publicação desta reportagem o candidato do PRTB não havia divulgado as certidões dele, da esposa Iara Diniz e do seu vice Beto Figueiró.
Acréscimo de informações
De acordo com o site Campo Grande News, o desafio era sobre a apresentação de certidões da área cível. “O tucano o desafiou a mostrar a certidão que corresponde à área cível, ou seja, ações que dizem respeito ao direito imobiliário, de responsabilidade civil, família e sucessões contratual e direito do consumidor”, aponta o site.
Segundo a publicação, a assessoria de Contar enviou certidões referentes à área criminal que demonstrariam somente se ambos estivessem envolvidos em processos que tratam de crimes como roubo, assassinato, violência sexual ou tráfico de drogas, por exemplo. E certidões eleitorais usadas para registro de candidatura.
“O desafio, portanto, não foi cumprido e aparentemente por um motivo: Iara e Beto têm nas certidões omitidas vários processos. O Campo Grande News teve acesso às fichas cíveis de ambos e nos documentos pode-se contar pelo menos sete para ela e onze para ele”, informa o Campo Grande News.
Até a publicação dessa atualização, às 19h05, Contar não havia publicado as certidões em suas redes sociais nem sua assessoria as encaminhou por e-mail, como sempre faz com todo o material do candidato.
Confira neste link a postagem original com as certidões apresentadas por Eduardo Riedel:
https://www.instagram.com/p/CkQ2zTKSP8x/