CAMPO GRANDE
Um dia após ser diplomado pela Justiça Eleitoral, o governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) anunciou nesta terça-feira (20) mais cinco nomes para integrar a gestão que começa em 1º de janeiro de 2023. Foram confirmados quatro secretários e o procurador-geral do Estado. É a segunda relação de indicados para compor o primeiro escalão do Estado. O vice-governador Barbosinha (PP) também participou do anúncio.
Eduardo Riedel voltou a reafirmar compromisso com austeridade financeira e fiscal para manter as contas do Estado em dia e aprovadas pelos órgãos de controle, como a Secretaria do Tesouro Nacional. “A tarefa principal do secretário é garantir um regime estável de austeridade, condição necessária para que qualquer processo de crescimento sustentado aconteça”, disse o governador eleito.
Riedel afirmou que seu governo terá foco na eficiência, produtividade e solução de problemas, até porque, segundo ele, o cenário de 2023 é desafiador, com expectativa de crescimento menor para o Brasil e o restante do mundo. “Vamos respeitar cada centavo de dinheiro público pago com o sacrifício das empresas e dos cidadãos. É nossa obrigação fazer estes investimentos retornarem à sociedade em forma de obras, projetos e programas transformadores da nossa realidade”, acrescentou.
“Vamos respeitar cada centavo de dinheiro público pago com o sacrifício das empresas e dos cidadãos” — Governador eleito Eduardo Riedel
Ao anunciar a permanência de Antônio Carlos Videira na Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado (Sejusp), o governador eleito disse que é uma área técnica, com um alto grau de especialização e necessidade de continuidade e avanço progressivo dos programas em curso.
“Mantive Carlos Videira em reconhecimento ao trabalho de excelência prestado nesses anos pelas nossas forças de segurança. É a garantia de que não haverá risco de descontinuidade dos atuais esforços, programas e avanços na recomposição dos efetivos, forte modernização tecnológica e a infraestrutura necessária em equipamentos para a garantia da capacidade operacional”, observou.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, agora Semasdec, seguirá sob o comando de Jayme Verruck. “Jayme Verruck continua à frente dos desafios do nosso processo de desenvolvimento, realizando um trabalho que recebe um altíssimo reconhecimento em todo o nosso estado, tal a dimensão transformadora que alcançou”, declarou.
“É a garantia de que não haverá risco de descontinuidade dos atuais esforços, programas e avanços na recomposição dos efetivos” — Eduardo Riedel sobre a permanência do atual secretário de Justiça no seu governo
Na Controladoria-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão também será mantido, com novos desafios lançados pelo governador eleito. “Girão terá a responsabilidade de concluir e efetivar um dos mais vistosos projetos da administração pública moderna, a rede de compliance, que começou a ser instalada em cada uma das nossas unidades. O desafio é grande, porque já não se trata mais de apenas cumprir o nosso dever, combatendo efetivamente a corrupção, mas prevenir a sua ocorrência, impedir que ela aconteça”, disse Riedel.
O deputado estadual eleito Pedro Caravina (PSDB) ficará responsável pela Secretaria de Governo (Segov). Riedel destaca o trabalho de excelente gestor de Caravina. “Caravina irá contribuir diretamente com o nosso processo de municipalismo e vai gerir os contratos setoriais de gestão do Estado como guardião do nosso plano de governo. Um plano ousado, mas objetivo, prático, que foi feito para gerar resultados”, reforçou.
“Caravina irá contribuir diretamente com o nosso processo de municipalismo e vai gerir os contratos setoriais de gestão do Estado como guardião do nosso plano de governo”
O último nome anunciado é do secretário de Saúde, o médico cirurgião de cabeça e pescoço Maurício Simões Corrêa. Ele foi presidente da Unimed Campo Grande, da Federação da Unimed Mato Grosso do Sul e da direção da Unicred. De acordo com o governador eleito, Simões Corrêa é gestor reconhecido pelas instituições por onde passou. “Maurício vem para somar com uma larga experiência na gestão de saúde e para esse grande desafio que é conduzir essa pasta e todas as suas ações”, concluiu Riedel.