CAMPO GRANDE
Com perfil conciliador e visão equilibrada sobre assuntos que discute, o vereador Clodoilson Pires (Podemos) chega ao segundo ano do seu mandato com diversas realizações pelos moradores de Campo Grande. Nos debates na Casa, demonstra serenidade diante de temas polêmicos.
Eleito em 2020 com as bandeiras da família, Deus, pátria e liberdade, Clodoilson conseguiu levar para a atuação parlamentar um pouco da sua personalidade como cidadão. Entre elas, o desejo de ajudar pessoas. E encontrou na função de vereador parte das características necessárias a quem pretende ser representante do povo.
Pastor da Igreja Evangélica Comunidade Global, o vereador foi ordenado ao ministério pastoral há cerca de 30 anos. Nascido em Aquidauana, uma das portas de entrada do Pantanal, Clodoilson é parlamentar com atuação destacada, de maneira especial sobre o atendimento das necessidades dos moradores da periferia.
Em menos de dois anos, fez 2.588 indicações para cobrar ações nos bairros de Campo Grande, como reduzir o tempo de espera no atendimento nas unidades básicas de saúde, recuperar ruas e espaços públicos, além de melhorar a segurança em regiões de maior risco.
“Menina dos olhos”, Clodoilson mantém o projeto Gabinete no Bairro, criado para ajudar as pessoas a buscarem seus direitos e apoio social. “Prestamos um serviço de grande importância porque procuramos ajudar aquelas pessoas que precisam de orientação sobre questões judiciais, ou mesmo social e não sabem como resolvê-lo”, explica.
Membro da Comissão de Justiça, Clodoilson analisou 60 projetos de lei junto de seus pares. Como presidente da Comissão de Assistência Social e do Idoso, comanda discussões sobre assuntos da área, como sugestões de medidas para melhorar a vida da comunidade campo-grandense.
Durante o mandato, apresentou 34 projetos e emendas, com destaque para a Lei 6.832/2022, que determina a realização de obras de reparo no prazo de 24 horas. A medida evita que ruas fiquem interditadas por muitos dias, gerando problemas na fluência do trânsito e até mesmo acidentes.
Eleito em 2020 com as bandeiras da família, Deus, pátria e liberdade, Clodoilson conseguiu levar para a atuação parlamentar um pouco da sua personalidade como cidadão
Clodoilson Pires foi presidente da comissão criada pela Câmara Municipal para rediscutir o Programa de Inclusão Social (Proinc). Entre as mudanças, está a reserva de vagas a pessoas com deficiência (PCD) e autistas, além da obrigatoriedade de o beneficiário estar registrado no Cadastro Único. O Objetivo, de acordo com o vereador, é fazer com que o Proinc atenda, de fato, a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com critérios mais rigorosos, o vereador entende que o novo Proinc evitará a ocorrência de desvio de finalidade, como ocorreu nos últimos quatro anos. Denúncias feitas pela imprensa, inclusive pelo MS em Brasília, apontaram que empresários, profissionais liberais, influenciadores, por exemplo, recebiam benefícios irregularmente do programa.
Clodoilson é autor ainda do projeto que concede o título de utilidade pública a entidades que fazem trabalho social de destaque no município. “Com essa medida, essas entidades podem requerer imunidade fiscal, como a isenção de contribuições e pagamento de taxas diversas”, descreve o vereador.
Sobre o governador eleito Eduardo Riedel (PSDB), as expectativas são as melhores possíveis, segundo Clodoilson. Entende que os eleitores sul-mato-grossenses escolheram o candidato mais bem preparado, com experiência na iniciativa privada e no setor público. “O Riedel teve o meu apoio e o da minha igreja. Fizemos a escolha certa para o bem de todo o Estado”, conclui.