BRASÍLIA
O governador Eduardo Riedel (PSDB) se reúne nesta sexta-feira (27), em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Carlos Fávaro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para discutir a conclusão de obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III) em Três Lagoas.
O empreendimento estava em processo de venda pela Petrobras, mas foi suspenso com a posse do novo governo. Riedel afirma que tem tratado pessoalmente do assunto com o Governo federal em razão da importância do projeto para Mato Grosso do Sul e o Centro-Oeste.
“Assim que a Petrobra tiver a diretoria nomeada pelo presidente Lula vamos ao Rio de Janeiro conversar com a diretoria da Petrobras”, afirmou. Disse acreditar que a construção da fábrica de fertilizantes nitrogenados em Três Lagoas será concluída pela estatal para começar a operar.
Riedel tem tratado pessoalmente do assunto com o Governo federal em razão da importância do projeto para Mato Grosso do Sul e Centro-Oeste
“Temos que aguardar o posicionamento da Petrobras em relação a conclusão da UFN-III. A partir do momento que eles paralisaram o processo de venda, estamos crendo que a Petrobras assuma a obra para concluir a UFN-III e depois decida se vai vender ou operar o ativo. O mais importante para o Estado é que a obra seja concluída e trabalhe para produzir fertilizantes e gerar empregos”, destaca.
A construção da UFN-III teve início em setembro de 2011, mas foi interrompida em dezembro de 2014, com avanço físico de cerca de 81%. Após concluída, a unidade terá capacidade projetada de produção de ureia e amônia de 3.600 toneladas/dia e 2.200 toneladas/dia, respectivamente.