BRASÍLIA
Os investimentos previstos para a fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas podem ser retomados, segundo avaliação do presidente da estatal, senador licenciado Jean Paul Prates.
A informação foi passada ao governador Eduardo Riedel, durante reunião quarta-feira (14), no gabinete da ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), em Brasília.
A obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3) está parada desde 2019. “Foi uma reunião extremamente positiva porque a Petrobras retomou a agenda de fertilizantes e gás dentro da companhia. Houve sinalização para que esse projeto seja concluído nos próximos anos, um dos maiores ativos que construímos ao longo do tempo”, afirmou Riedel.
Para Simone Tebet, a intenção da Petrobras é bem clara em relação à intenção de concluir o empreendimento. “Agora, a Petrobras acaba de aprovar plano estratégico de 2024 a 2028 permitindo que eles voltem a estudar e fazer investimentos viáveis na exploração de gás e produção de fertilizantes”, explicou a ministra.
A fábrica
A construção da UFN3 em Três Lagoas teve início em 2011 e foi paralisada em dezembro de 2014 com 81% de conclusão, após a Petrobras romper o contrato com o consórcio responsável pela obra. A estatal colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no segmento de fertilizantes.
No ano passado, uma empresa russa chegou a manifestar interesse na compra da fábrica. Negociações foram iniciadas, mas não concluídas porque o plano de negócios proposto pelo potencial comprador queria rebaixar a fábrica para uma indústria misturadora de fertilizantes.
Com informações da Secretaria-Executiva de Comunicação do Governo de MS