CAMPO GRANDE
Um dos nomes mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Walter Braga Netto tem visitado alguns Estados para discutir o futuro do partido nas eleições de 2024. Ex-ministro e ex-candidato a vice na chapa de Bolsonaro a presidente em 2022, Braga Netto esteve em Campo Grande na semana passada.
Cuidadoso, o militar não quis antecipar qualquer decisão do PL em relação a futuras alianças. Na Capital, ele se reuniu com parlamentares do seu partido e com lideranças políticas da direita sul-mato-grossense, como o Capitão Contar, presidente estadual do PRTB, e segundo colocado nas eleições para governador do Estado em 2022.
Braga Netto reforçou convite para Contar retornar ao PL, o que, segundo ele, aumentariam as chances de o Capitão disputar a Prefeitura de Campo Grande como representante da direita em Mato Grosso do Sul.
“A nossa prioridade agora é eleger prefeitos e vereadores. Temos que nos esforçar para fortalecer o Partido Liberal e a direita para 2024. Depois pensamos em 2026”, afirmou o General, em entrevista à imprensa do Estado.
“A nossa prioridade agora é eleger prefeitos e vereadores” — General Braga Netto
Reforçou que a prioridade da legenda é fortalecer as executivas municipais para depois discutir nomes, as chances reais de cada um. “Em princípio, vamos deixar essa definição para janeiro do ano que vem”, acrescentou.
O PL, de acordo com o militar, deverá fazer as escolhas com base em pesquisas sobre quem estiver mais bem colocado. O partido planeja fazer uma série de pesquisas nas principais cidades do país para ter diagnóstico sobre nomes, conjunturas e possíveis alianças.
Em Campo Grande, o eventual pré-candidato do grupo bolsonarista mais bem colocado nas pesquisas é Capitão Contar. Levantamento do Innova Pesquisa, encomendado pelo MS em Brasília em julho (ver aqui), mostrou empate técnico na liderança entre André Puccinelli (MDB) e Contar.
O emedebista apareceu com 22,6% das intenções de voto, seguido de Contar, com 21,8%. Em outros dois cenários, o ex-deputado mantém empate técnico com André.
Ao MS em Brasília, Contar disse que mantém intenção de disputar as eleições, especialmente em Campo Grande, além de fortalecer o PRTB em outros municípios.
Em Campo Grande, o eventual pré-candidato do grupo bolsonarista mais bem colocado nas pesquisas é Capitão Contar
O ex-deputado estadual frisou que não caminhará ao lado de partidos que não defendem as bandeiras da “verdadeira” direta. E avisa: “Ou, abraçamos a causa do Bolsonaro, que é pela família, pátria, religião e liberdade, ou estou fora”.
Contar diz ainda que a direita precisa se unir em Mato Grosso do Sul para não dar espaço à esquerda. “Tudo é uma construção e temos que pensar no que é melhor para nossos municípios, Estado e país”, concluiu.