BRASÍLIA
Ao contrário do que ocorreu com o aniversário de Campo Grande, em 26 de agosto (ver aqui), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, não ignorou a Independência do Brasil, cuja data é comemorada neste 7 de setembro.
Em mensagem na rede social Twitter, a ex-senadora utilizou slogan do governo Bolsonaro sobre “não deixar ninguém para trás”, cuja frase ficou famosa por ter sido adotada na pandemia da Covid-19.
“O verde e o amarelo voltaram a ser símbolos do Brasil inclusivo que queremos reconstruir. Um Brasil que cuida e abraça a todos, sem deixar ninguém para trás. Um Brasil de todas as cores, de todas as etnias, de todas as regiões, de todos os brasileiros”, escreveu Tebet.
O slogan do governo Bolsonaro foi lançado em 1º de abril de 2020. O mote da campanha era de união, no sentido de que ninguém ficaria para trás naquele governo, cujo país sofria as consequências da pandemia.
O tuíte de Simone Tebet faz ainda referência, na visão dela, que o governo de Jair Bolsonaro não se preocupava com a diversidade ao afirmar que o Brasil é de todas as cores.
Verde e amarelo
Nos movimentos populares que começaram com o pedido de impeachment de Dilma Rousseff, em 2015, as pessoas foram às ruas vestidas com as cores da bandeira, verde-amarela, a maioria usando camisas da Seleção Brasileira de futebol.
O traje tornou-se popular nos movimentos de apoio à eleição de Jair Bolsonaro em 2018 e segue até os dias de hoje, quando bolsonaristas protestam contra alguma situação ou medida que desagrade as bandeiras do grupo político do ex-presidente.