CAMPO GRANDE
Um dos programas de maior sucesso criado na gestão do governador Eduardo Riedel (PSDB) está mudando a realidade de muitas pessoas em Mato Grosso do Sul. O “Voucher Transportador” tem garantido a motoristas mudança no grau de habilitação para dirigir veículos pesados. Além disso, o programa prevê capacitação e qualificação gratuita aos que se inscreveram e foram selecionados.
Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o programa pagará a mudança na categoria (D e E) para 1.000 motoristas no Estado que, após qualificação, terão acesso às vagas disponíveis no mercado de trabalho.
O programa é xodó do governador Eduardo Riedel por atender as demandas do mercado, gerar novos empregos, aumentar a renda da categoria.
“A prosperidade e o crescimento são instrumento que se faz com educação e qualificação. A gente vai inserir as pessoas dentro desse processo. O Voucher Transportador não apenas muda a categoria (habilitação), não é a carteira de motorista, é a carteira de trabalho, porque ele sai dali empregado. Este é o maior programa social que podemos oferecer para as pessoas”, descreve.
“Este é o maior programa social que podemos oferecer para as pessoas: educação e qualificação” — Governador Eduardo Riedel
“Oportunidade única”
Cielton Vieira é um dos que se inscreveram e foram selecionados no programa. Ele conheceu o programa pela televisão e logo se animou em participar desta iniciativa que vai mudar sua vida profissional.
“É uma oportunidade única, quando descobri logo quis participar. Se não fosse o programa seria complicado trocar de categoria, porque não é barato. Nem todo mundo tem este dinheiro disponível. Eu teria deixado para depois”, contou.
Ele já trabalha há 11 anos no setor de transporte e na sua atual empresa desde 2015. Começou na função de ajudante, por não ter experiência comprovada na carteira. Depois se tornou motorista. Agora com a mudança (carteira) e qualificação poderá mudar de função e começar a dirigir as carretas da empresa.
“É uma oportunidade única, quando descobri logo quis participar” — Cielton Vieira, motorista profissional
“A empresa me deu a oportunidade de ser motorista, mas só com veículos permitidos até a categoria D, agora vou mudar para E, e assim dirigir as carretas. Meu objetivo é começar com as viagens aqui dentro do Estado, depois vou almejar ainda mais”.
Cielton reconhece que sua principal motivação é a questão financeira, pois na nova função irá aumentar o salário, mas também comemora a ascensão profissional e a qualificação que terá acesso, sem gastar nada. “A gente sempre pensa no aumento da renda, mas ainda vou aproveitar os cursos para que eu me torne um profissional mais capacitado”.
O profissional incentiva outros motoristas a participarem do programa, já que há muitas vagas disponíveis no setor. “Quem tiver oportunidade, deve se inscrever e participar. Está faltando motoristas qualificados no setor para trabalhar. Serviço tem, mas está faltando a capacitação”.
“A gente sempre pensa no aumento da renda, mas ainda vou aproveitar os cursos para que eu me torne um profissional mais capacitado” — Cielton
Vagas em 2024
Realizado pelo Governo do Estado, o programa inovador tem parceria com o “Sistema S” pelo Sest Senat, que promove a capacitação dos profissionais. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) tem papel efetivo na questão das aulas e exames para troca de categoria.
Na primeira etapa foram abertas 660 vagas, sendo 410 candidatos classificados para Campo Grande, 100 a Três Lagoas, 40 em Dourados, 50 para Ribas do Rio Pardo, além de Corumbá (20), Chapadão (20) e São Gabriel do Oeste (20). A procura foi expressiva por parte da população, tanto que recebeu 7.339 inscrições. No ano que vem novos selecionados terão acesso ao programa, informa o governo.