CAMPO GRANDE
O governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou na última sexta-feira (15), durante reunião com secretários e presidentes de fundações, autarquias e órgãos estaduais, que tem procurado trabalhar projetos do seu governo com base no programa escolhido pela população nas eleições de 2022.
“Tenho uma cópia do programa em cima da minha mesa, pois foi o escolhido pela população. Em razão disso, quero cumprir fielmente o que propusemos”, reforçou.
O governador anunciou que foram cumpridos 92% dos projetos e ações programados para 2023. Destacou que o envolvimento direto dos chefes de cada área no projeto fez diferença no resultado.
Segundo ele, o gestor é o espelho para seus subordinados e equipes, razão pela qual escolheu aqueles que têm esse compromisso para estar na sua administração.
“A equipe se espelha no gestor. Quando ele acompanha e lidera todo processo, traz resultados efetivos. Foi um ano extremamente produtivo, de aprendizado e integração. Tivemos muitas conquistas”, declarou.
“A equipe se espelha no gestor. Quando ele acompanha e lidera todo processo, traz resultados efetivos” — Governador Eduardo Riedel
Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina destacou o empenho e dedicação dos secretários no primeiro ano de gestão. “Em 2023, nosso foco foi planejar e executar. Em 2024, vamos entregar o resultado desse trabalho às pessoas”, observou.
Foco nas pessoas
O objetivo desse acompanhamento é estabelecer as metas, compromissos e inovações de cada pasta para cada ano de gestão. Os resultados têm como foco melhorar serviços e o atendimento aos cidadãos, proporcionando melhor qualidade de vida e fomentando o desenvolvimento.
No início de cada ano secretários estaduais e chefes das fundações e autarquias do Estado assinam esse documento com o governador, estabelecendo os projetos de inovação e prioridades da pasta. Nesse período, são feitas avaliações e reuniões para acompanhar o andamento dos projetos.
“O documento é um processo de transformação de cultura. Não é mais uma burocracia e sim um instrumento para mudar a vida das pessoas. Um projeto sério, que dirá o que o nosso governo se propõe a fazer em cada pasta. Nosso foco é o cidadão”, explica o governador.
Tolerância zero
Embora não tenha feito parte do encontro com os gestores estaduais, o governador Eduardo Riedel deu o tom em 2023 sobre como deverá ser seu governo nos próximos três anos. Além de focar nas ações para melhorar o atendimento e os serviços à população, deu claro sinal de que não aceitará desvio de conduta na sua gestão.
Em dois casos ocorridos em novembro e dezembro, Riedel agiu com rapidez e rigor ao demitir servidores envolvidos em denúncias de corrupção e no mau uso de veículo oficial, que resultou na morte de uma mulher no trânsito de Campo Grande (ver aqui).