ELIAS LUZ, DE CAMPO GRANDE
O MDB se mexe com vistas às eleições municipais em outubro. Depois formalizar pré-candidaturas a prefeito em Bodoquena e Batayporã, dessa vez o nome anunciado é do microempresário Gleiton Lima da Silva, o “Tico”. Ele é o pré-candidato do partido à Prefeitura de Guia Lopes da Laguna, município localizado a 233 quilômetros de Campo Grande.
Tico inicia sua pré-campanha com forte apoio, como o do ex-senador Waldemir Moka, que preside o MDB em Mato Grosso do Sul, e do ex-governador André Puccinelli. Terá ainda apoio de deputados estaduais de partidos diversos, como Zé Teixeira (PSDB), Junior Mochi, Renato Câmara, Márcio Fernandes, todos do MDB, e Antônio Vaz (Republicanos).
O convite para engrossar as fileiras do MDB partiu do ex-prefeito de Guia Lopes da Laguna, o empresário Jácomo Dagostin, e do ex-vice-prefeito, o pecuarista Ney Marçal. No entanto, a possibilidade de disputar a prefeitura do município foi lançada pelo ex-senador Moka.
De acordo com Tico, o convite do presidente Moka (maneira como ele chama o médico, professor e ex-senador) foi irrecusável. “O presidente Moka tem um histórico de excelentes serviços prestados no âmbito político e de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. O Moka é um homem fiel aos seus princípios e uma das provas disso é o fato de ele nunca ter mudado de partido”, disse Tico.
“O Moka é um homem fiel aos seus princípios e uma das provas disso é o fato de ele nunca ter mudado de partido” — Pré-candidato a prefeito em Guia Lopes, Gleiton Lima, o Tico
Gleiton Lima da Silva, o Tico, 38 anos, começou na política de Guia Lopes da Laguna na década passada. Em 2016, foi eleito o vereador mais votado no município, com 526 votos – recorde que ainda não foi quebrado.
Em 2020, Tico – apelido que tem desde criança por ter nascido prematuro e ficado semanas na incubadora – disputou a prefeitura do município e por uma diferença de apenas 86 votos não venceu a eleição.
Este ano, a pré-candidatura de Tico foi lançada pelo MDB. “Estamos iniciando um trabalho e buscando as melhores alianças em Guia Lopes. Iniciamos o diálogo com muitos partidos e já temos o Republicanos junto conosco. Vamos esperar a janela partidária e, partir daí, com certeza teremos mais apoios importantes para a disputa das eleições”, detalhou Tico.
“Estamos iniciando um trabalho e buscando as melhores alianças em Guia Lopes” — Tico
O pré-candidato do MDB em Guia Lopes da Laguna não quis comentar sobre a atual gestão, mas frisou que vai apresentar, no momento permitido, um plano de gestão plausível e realista para os próximos quatro anos.
“Vamos apresentar um plano de governo e de trabalho que vai trazer desenvolvimento para a nossa cidade, incluindo geração de empregos e melhorias significativas nas áreas de saúde, educação, habitação e infraestrutura com mais asfalto na cidade”, destacou Tico.
“Vamos apresentar um plano de governo e de trabalho que vai trazer desenvolvimento para a nossa cidade”
Popular e determinado
Moka diz que Tico é um homem determinado, popular e que merece disputar a Prefeitura de Guia Lopes. “Tenho entendimento de que as pessoas de bem devem estar na política que, se bem feita, com pensamento maior, de ser útil à sociedade, é uma carreira de valor”, comenta o ex-senador, referência de inúmeros jovens que estão ingressando na política nos últimos anos.
O ex-senador reforça posicionamento de que o MDB deverá lançar pré-candidatos a prefeito em pelo menos 40 municípios. “Governamos o Estado duas vezes e duas vezes Campo Grande com o André, além de outras cidades em Mato Grosso do Sul. Sempre tivemos bons administradores e nossos pré-candidatos em 2024 têm esse perfil”, reafirma Moka.
“Tenho entendimento de que as pessoas de bem devem estar na política” — Ex-senador Moka