CAMPO GRANDE
Secretária-geral da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Thaísa Lucena, 35 anos, anunciou sexta-feira (15) que é pré-candidata a vereadora em Campo Grande. É também coordenadora da Marcha das Margaridas, movimento que leva milhares de mulheres trabalhadoras do campo e das cidades às ruas de Brasília todos os anos.
Líder sindical e de movimentos sociais, Thaísa se filiou ao MDB, onde teve a ficha abonada pelo ex-prefeito e possível pré-candidato do MDB à Prefeitura de Campo Grande André Puccinelli e pelo ex-senador Waldemir Moka, presidente estadual da agremiação.
Ela se filiou ao MDB a convite do deputado estadual Márcio Fernandes, com quem mantém parceria em várias ações sociais na Capital, como a realização de cursos a moradores e trabalhadores da periferia.
Para André Puccinelli, a ida de Thaísa Lucena para o partido fortalece o MDB Mulher. “É um dia especial porque estamos filiando mais de 100 pessoas trazidas pela Thaísa. Mais do que isso, são novos emedebistas a engrossar as fileiras da nossa agremiação”, destacou André.
O deputado Márcio Fernandes afirmou que Thaísa é sua pré-candidata a vereadora em razão do grande trabalho que ela tem feito pela população mais carente, além da sua liderança nos movimentos sociais.
Presidente da sigla, Moka não participou da solenidade porque já tinha outros compromissos, mas destacou a importância da filiação de Thaísa ao MDB e elogiou a capacidade de mobilização da emedebista.
“Em 2022, eu comprovei a força que ela tem na cidade, junto a diversos segmentos sociais, com capacidade de mobilização pouco vista. É um ganho importante do nosso partido, que quer cada vez mais a participação feminina nas eleições, especialmente como candidatas”, afirmou Moka.
A nova emedebista diz que se esforçará para ajudar no trabalho do MDB de reconquistar filiados e retornar ao posto de um dos maiores partidos do país.
Destaca ainda o fato de o MDB ter sido a sigla responsável pela redemocratização do país, no início dos anos 80, e a nomes ilustres da política nacional, como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Pedro Simon, entre outros.
Quem é Thaísa Lucena
Além de secretária-geral da Contag, considerada a entidade de maior capacidade de mobilização por comandar mais de 4 mil sindicatos no país, Thaísa Lucena é coordenadora dos cursos de capacitação e qualificação do Sindicato de Agricultura Famíliar e Assalariados Rurais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Em 2023, Thaísa coordenou a realização de 300 cursos em Campo Grande, beneficiando cerca de 3 mil pessoas da periferia da cidade, trabalho social reconhecido por diversas entidades de classe e de trabalhadores.