CAMPO GRANDE
A política de atração de investimentos do setor privado, desenvolvida pelo governador Eduardo Riedel, não tem se limitado a conversas com grupos nacionais e internacionais dentro do Brasil. Riedel entende que Mato Grosso do Sul tem muito espaço para crescer econômico e socialmente — e um dos caminhos é mostrar a investidores externos o potencial do Estado em diversas áreas.
Desde domingo (12), o governador tem se reunido com empresários, investidores e representantes do setor financeiro internacional, como parte das atividades do MS Day em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Riedel se diz confiante de que o Estado conseguirá atrair mais investimentos do exterior, o que permite crescimento planejado, com a oferta de postos de trabalho em diversas áreas, como tem acontecido com o setor de celulose.
“Domingo, no primeiro dia, já foi um sucesso absoluto pelo número de empresários que vieram ao nosso jantar. Estão presentes diferentes segmentos, setor financeiro, o que mostra um pouco o ambiente que estamos formando para esta semana. Nossa expectativa é positiva pelo volume de reuniões que já temos agendadas”, anunciou o governador.
“Domingo, no primeiro dia, já foi um sucesso absoluto pelo número de empresários que vieram ao nosso jantar” — Governador Eduardo Riedel
Riedel destacou que o objetivo é voltar a Mato Grosso do Sul com grandes oportunidades. “Vamos gerar cada vez mais investimentos aos municípios, tendo como última consequência emprego, renda e oportunidades para nossa gente. É com parcerias com a iniciativa privada que se constroem projetos de desenvolvimento”.
Na apresentação feita aos empresários, o governador citou a chegada da fibra ótica aos 79 municípios, por meio de uma parceria público-privada, o esgotamento sanitário que já está em 70% e vai ser universalizado nos próximos quatro anos, assim como a concessão de três rodovias (BR-262, BR-267 e MS-040), que devem ir a leilão no segundo semestre.
“Temos ainda o projeto (concessão) de parques ambientais, que vai se juntar ao Bioparque Pantanal, assim como grandes oportunidades na área de infraestrutura e meio ambiente. O Estado conseguiu construir um bom ambiente de negócio, com marcos regulatórios bem definidos e segurança jurídica. Temos um crescimento de 6% ao ano, que vai continuar”.
Sérgio Longen, presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), também se diz otimista. “Mato Grosso do Sul merece avançar em outros patamares, porque temos o que mostrar. Estamos plantando uma semente aqui em Nova Iorque, para trazer investimentos a médio e longo prazo, com oportunidades que vão chegar em breve. Estamos confiantes para conseguir resultados satisfatórios”.
Com um cenário positivo para atrair novos negócios, o Governo de Mato Grosso do Sul realiza o MS Day Internacional, que acontece em Nova Iorque entre os dias 12 e 17 de maio de 2024.
“Mato Grosso do Sul merece avançar em outros patamares, porque temos o que mostrar. Estamos plantando uma semente aqui em Nova Iorque” — Sérgio Longen, presidente da Federação das Indústrias de MS
O evento fará parte da Brazilian Week, semana com discussões sobre desafios do cenário internacional e da economia brasileira. Foram quatro meses de preparação para a agenda formada por reuniões com instituições bancárias, fundos de investimento, empresários globais e câmaras de comércio. A apresentação de projetos vai girar em torno principalmente das áreas de meio ambiente e infraestrutura, incluindo rodovias e ferrovias.
O MS Day é uma marca criada pelo Governo do Estado e pela Fiems para apresentar as potencialidades de Mato Grosso do Sul. A primeira edição foi realizada em agosto do ano passado em São Paulo (SP), com participação de mais de 400 empresários na sede da Confederação Nacional da Indústria. O evento resultou na culminou na abertura de negociações de projetos estimados em R$ 5,5 bilhões em novos investimentos para o Estado.
Com informações da Secretaria-Executiva de Comunicação de MS