CAMPO GRANDE
Contrariado com o presidente municipal do PL, Tenente Portela, o ex-deputado estadual Rafael Tavares anunciou nesta quinta-feira (16) que desistiu da pré-candidatura à Prefeitura de Campo Grande (ver abaixo).
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Tavares atribui a desistência às declarações de Portela, que é primeiro suplente de senador, de que ele não teria conseguido “empolgar” a militância (ver aqui).
Tavares, no entanto, se diz “soldado” do ex-presidente Bolsonaro e da direita sul-mato-grossense. Ao mesmo tempo, anunciou que se coloca como pré-candidato a vereador para, segundo ele, “ocupar espaço da direita”.
Desde o ano passado, o MS em Brasília tem destacado a falta de comando no PL em Mato Grosso do Sul. A agremiação, desde a posse do deputado federal Marcos Pollon no comando estadual, enfrenta disputas internas pela falta de sintonia entre bolsonaristas.
Ao mesmo tempo, anunciou que se coloca como pré-candidato a vereador
Para piorar, os principais líderes no Estado praticamente fecharam o acesso de outras lideranças a cargos no partido. A ala feminina, por exemplo, passou a ser comandada pelas mulheres de Pollon, Portela e Rodolfo Nogueira.
Como biruta de aeroporto (ver aqui), o PL já chegou a ter cinco pré-candidaturas, todas se dizendo “apoiadas por Bolsonaro”, além de Capitão Contar (PRTB): Marcos Pollon, João Henrique Catan, Rafael Tavares, Coronel David e agora Tenente Portela.
Em mais de ano, a agremiação conseguiu fechar apenas 15 pré-candidaturas nos 79 municípios. O MDB, por exemplo, que passa por reformulação, deve lançar pré-candidatos em cerca de 40 cidades.
O esfacelamento do PL no Estado abre espaço para que a senadora Tereza Cristina (PP) mantenha as conversas em Brasília para levar o partido a apoiar a reeleição da prefeita Adriane Lopes, de Campo Grande (ver aqui).
O objetivo é reservar a vaga de vice na chapa da prefeita a um ‘bolsonarista raiz’ para reforçar o compromisso com o conservadorismo, conforme declarações de Adriane Lopes ontem (15) à Rádio Hora em Campo Grande.