COLUNA VAPT-VUPT (*)
O Pelé da televisão brasileira morreu neste sábado (17). Por mais de cinco décadas, muitos tentaram copiar Silvio Santos, mas ninguém nunca chegou perto da capacidade de comunicação dele. Foi apresentador único, inigualável, incomparável, aliás, adjetivos bastante usados sobre a figura de Pelé no mundo do futebol.
Silvio Santos não fez desafetos, nem mesmo entre as emissoras concorrentes. Sempre tratou as TVs rivais com muito respeito, tanto que o SBT era uma das poucas emissoras que liberavam seus apresentadores, por exemplo, para participar de programas em outras TVs. A preocupação dele era maior que isso.
Silvio Santos ajudou a construir centenas de carreiras dentro da sua emissora. Alguns saíram; outros continuam lá até hoje, ou já morreram.
Até que se prove o contrário, Silvio Santos não chantageou governos para receber mais dinheiro de publicidade, como fez e faz a Rede Globo, inclusive em relação ao governo de Jair Bolsonaro. Jogo sujo que enlameia ainda mais o submundo dos bastidores da política.
Até que se prove o contrário, Silvio Santos não chantageou governos para receber mais dinheiro de publicidade, como fez e faz a Rede Globo
Silvio Santos, ou seu SBT, raramente se viu envolvido em falcatruas porque tinha à frente o próprio dono. Foi maior até mesmo que a Globo e todas as outras emissoras juntas. Não em valor na Bolsa de Valores.
Você perceberá que o nome Silvio Santos apareceu sete vezes neste pequeno texto, intencionalmente. Tem a ver com o fato de ele ser o único homem de uma família com sete mulheres, a esposa e seis filhas.
Elas terão responsabilidade que poucos gostariam de assumir: manter o prestígio de uma TV que nunca buscou ser maior, mas ser a melhor, especialmente em relação a entretenimento. Dá até nome de filme: “Sete mulheres e um destino”.
Silvio Santos foi isto: inteligência, sagacidade, ética, honra e sobretudo comunicação. Ele já vinha fazendo falta à televisão do país, especialmente nos finais de semana. E agora as cortinas se fecharam para sempre: Tchau, pessoal!
(*) Vapt-vupt é uma coluna do MS em Brasília com opiniões sobre determinado fato de interesse público