CAMPO GRANDE
Rose Modesto (União) lidera a corrida pela Prefeitura de Campo Grande, mostra primeira pesquisa do Instituto Ibrape, divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Campo Grande News. A ex-deputada aparece com 27,8% das intenções de voto.
Beto Beto Pereira (PSDB) está em segundo lugar, com boa vantagem sobre a terceira colocada, a prefeita Adriane Lopes (PP), que tenta a reeleição: 20,2% a 14,1% dos entrevistados. Rose tem 7,6% a mais em relação a Beto, que abre 6,1% sobre a atual prefeita.
O levantamento estimulado — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores — mostra Camila Jara (PT) em quarto lugar, com 7,9% das intenções de voto e Beto Figueiró (Novo), com 1,9%. Jorge Batista (PCO), Ubirajara Martins (DC) e Luso Queiroz (PSOL) pontuaram menos que 1%.
Beto Beto Pereira (PSDB) está em segundo lugar, com boa vantagem sobre a terceira colocada, a prefeita Adriane Lopes (PP)
A campanha foi para as ruas há menos de uma semana e candidatos agora brigarão pelos votos dos 18,8% que se declaram indecisos.
Na pesquisa espontânea – quando não é mostrada a lista de candidatos aos entrevistados – Rose também larga na frente, com 9,8%, mas quase empatada com Beto Pereira, que agrada a 8,9% dos participantes. Se levada em consideração a margem de erro – 3,1% para mais ou para menos – há empate ainda com Adriane Lopes, que aparece com 7,4%.
Menos rejeitado
O candidato do PSDB é o menos rejeitado, com 9,8%, segundo a amostragem. Embora 39,6% dos entrevistados tenham dito que não descartam nenhum dos candidatos, as três candidatas mulheres aparecem com maior rejeição: Adriane Lopes (13,3%), Camila Jara (12,%) e Rose Modesto (10,1%).
Apesar de ter o maior índice de rejeição, como já atua como prefeita, Adriane ainda foi avaliada pelo eleitorado participante de pesquisa e mostrou ter a gestão aprovada por 52,2% dos entrevistados, quando soma os índices ótimos e bom.
Em cenário que os participantes têm mais opções para avaliar a administração da prefeita, ela aparece com 28,6% de ótimo, 40,3% de regular e 31,1% de ruim ou péssimo. Há ainda mais uma simulação.
As três candidatas mulheres aparecem com maior rejeição: Adriane Lopes (13,3%), Camila Jara (12,%) e Rose Modesto (10,1%)
A pesquisa
A pesquisa é a primeira a ser divulgada pelo Campo Grande News nestas eleições. Em mais uma parceria com o Novo Ibrape, o maior jornal on-line de Mato Grosso do Sul vai divulgar outras quatro medições de intenção de votos nos candidatos a prefeito de Campo Grande, a cada 15 dias.
As próximas divulgações estão programadas para 5 e 19 de setembro, e a última pesquisa, será publicada em 3 de outubro, três dias antes do 1º turno.
(*) Pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Novo Ibrape e registrada junto ao TSE de número MS-06546/2024. Foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 16 a 21 de agosto de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3.1% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo portal de notícias Campo Grande News. –