CAMPO GRANDE
Mato Grosso do Sul alcançou números satisfatórios em seu desempenho digital, segundo anunciado no Secop 2024, o mais importante evento de tecnologia da informação e comunicação, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), realizado em agosto, no Rio de Janeiro (RJ).
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos, destacou que essa conquista representa um marco para a gestão pública do Estado e, mais uma vez, reforça o compromisso do governador Eduardo Riedel com a modernização e eficiência dos serviços oferecidos à população.
O Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD 2024), apresentado durante o encontro, avalia a inovação digital nas gestões estaduais e serve como referência para instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais avalia a inovação digital nas gestões estaduais
O levantamento divulgado revela um progresso significativo para Mato Grosso do Sul, com a Secretaria Executiva de Transformação Digital (Setdig) liderando todas essas iniciativas.
“Quando implementamos essas novas tecnologias e práticas tão inovadoras, não estamos apenas aumentando a eficiência, mas também assegurando que todos os sul-mato-grossenses tenham acesso a serviços de mais qualidade”, explicou o secretário.
De acordo com Perez, o governador Eduardo Riedel elaborou um audacioso projeto para colocar Mato Grosso do Sul na linha de frente da inovação tecnológica. Enfatiza que a transformação digital é um dos pilares que vão garantir um crescimento econômico sustentável no Estado.
“A transformação tecnológica tem se mostrado crucial na preparação da força de trabalho para enfrentar o futuro. À medida que novas ferramentas emergem, moldam o mercado e estimula a capacidade de inovação e criatividade. Portanto, investir na evolução não apenas fortalece o capital humano, mas também assegura a competitividade das empresas em um cenário cada vez mais dinâmico”, acrescenta o secretário.
“A transformação tecnológica tem se mostrado crucial na preparação da força de trabalho para enfrentar o futuro” — Rodrigo Perez, secretário de Governo e Gestão Estratégica
Desde 2023, a Setidig tem impulsionado a reestruturação e modernização dos serviços de tecnologia da informação, obtendo uma pontuação final de 121,25, o que a classifica como ‘Muito Bom’. Essa performance resultou na décima posição no ranking nacional, uma significativa evolução em relação ao 14º lugar alcançado em 2022.
O secretário-executivo da Setdig, Marcos José Teixeira, ressaltou que os avanços se devem a um esforço contínuo na organização dos processos e na formação das equipes. Segundo ele, esses progressos são um reflexo do alinhamento entre a Setdig e as diretrizes do Governo.
“A atuação constante na inovação e modernização dos serviços públicos digitais está posicionando Mato Grosso do Sul como um dos protagonistas na transformação digital no Brasil”, afirma.
Cinco dimensões
. Capacidades para a Oferta Digital de Serviços: MS subiu de 28,50 pontos em 2022 para 51,75 pontos em 2024, alcançando o 12º lugar no ranking, com a classificação ‘Muito Bom’.
. Normatização sobre Modernização: a grande conquista foi o aumento da pontuação de 8,75 para 20 pontos, levando o Estado ao 1º lugar nesta dimensão, com a classificação ‘Ótimo’.
. Oferta de Serviços Digitais: mantendo a pontuação de 49,50 pontos, Mato Grosso do Sul ocupa o 5º lugar, com a classificação ‘Muito Bom’.
. Inclusividade na Oferta de Serviços Públicos: pela primeira vez avaliado, o Estado obteve 31 pontos, posicionando-se em 2º lugar, com a classificação ‘Muito Bom’.
. Inovação na Oferta de Serviços Digitais: também pela primeira vez incluído, Mato Grosso do Sul alcançou 36 pontos, garantindo o 3º lugar e a classificação ‘Muito Bom’.