CAMPO GRANDE
A disputa pela Prefeitura de Campo Grande está mais acirrada na reta final da campanha. De acordo com a segunda pesquisa Quaest/TV Morena, a candidata Rose Modesto (União) mantém a liderança com 31%, seguida de Beto Pereira (PSDB) com 25%. A prefeita Adriane Lopes (PP) teve 16%, enquanto a petista Camila Jara, 8%, na quarta colocação.
Beto Pereira foi o candidato que mais cresceu. Ele reduziu a diferença para Modesto e ampliou sobre Adriane Lopes. Foram dez pontos percentuais em relação à primeira pesquisa, divulgada em 27 de agosto. O tucano saltou de 15% para 25%, enquanto a prefeita Adriane Lopes cresceu dois pontos.
Rose caiu dois pontos, de 33% para 31%. Já Camila Jara caiu um ponto. As três últimas candidatas ficaram dentro da margem de erro, com oscilação positiva ou negativa, de três pontos percentuais para mais, ou para menos.
Números completos
Na estimulada, quando o entrevistado é informado sobre nome e partido de todos os candidatos, na pesquisa anterior, Rose Modesto (União Brasil) aparecia com 33% das intenções de voto, e agora, oscilou dentro da margem de erro para 31%. Considerando a margem de erro, estima-se que tenha entre 28 e 34%.
Beto Pereira (PSDB) tinha 15% e, agora, cresceu para 25%. Com a margem de erro, estima-se que tenha entre 22% e 28%.
Adriane Lopes (PP) tinha 14% em agosto, e, agora, oscilou para 16%. Com a margem, tem entre 13% e 19%.
Camila Jara (PT) aparecia com 9% em agosto e, agora, oscilou para 8%. Com a margem, tem entre 5% e 11%. Beto Figueiró (Novo) tinha 2%, e, agora, oscilou para 4%. Com a margem, tem entre 1% e 7%. Camila Jara e Beto Figueiró estão tecnicamente empatados.
Luso Queiroz (PSOL) não havia pontuado em agosto e, agora, tem 1%. Com a margem de erro, tem no máximo 4%. Beto Figueiró e Luso Queiroz também estão tecnicamente empatados.
Ubirajara Martins (DC) tinha 2% em agosto e, agora, foi citado, mas não pontuou. Jorge Batista (PCO) não pontuou em ambas as pesquisas.
No cenário estimulado, indecisos eram 11% na última pesquisa. Agora, são 6%.
O percentual que votaria em branco, nulo ou não pretendem ir votar foi de 14% para 9%.
Cenário espontâneo
No cenário de intenção de voto espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos, na pesquisa da Quaest de 27 de agosto, 71% dos eleitores de Campo Grande estavam indecisos. Agora, o percentual de indecisos caiu para 57%.
Com a margem de erro de 3 pontos percentuais, estima-se que o percentual de indecisos esteja entre 54% e 60%.
Beto Pereira (PSDB) aparecia com 7% de intenções de voto espontâneas na última pesquisa. Agora, subiu para 14%. Considerando a margem de erro, tem entre 11 e 17%.
Rose Modesto (União) aparecia com 9% de intenções de voto espontâneas na última pesquisa. Agora, tem 14%. Considerando a margem de erro, tem entre 11 e 17%. Beto Pereira e Rose Modesto estão numericamente empatados.
Camila Jara (PT) tinha 3% em agosto e manteve 3%. Com a margem de erro, tem até 6%. Adriane Lopes e Camila Jara também estão tecnicamente empatadas no limite da margem de erro.
Beto Figueiró (Novo) tinha 1% em agosto e continua com 1% agora. Estima-se que tenha no máximo 4%. Considerando a margem de erro, Camila Jara e Beto Figueiró estão tecnicamente empatados.
Outros candidatos não foram mencionados espontaneamente. 3% dos eleitores diziam espontaneamente que votariam branco, nulo ou que não pretendiam votar em agosto e, agora, são 2% em setembro.
Dados da pesquisa
A Quaest, contratada pela TV Morena, fez 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número MS-08123/2024.
Com informações do site Primeira Página e TV Morena, ambos em Campo Grande