CAMPO GRANDE
O governador Eduardo Riedel afirmou na última quarta-feira (12) que as cooperativas têm sido importantes no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. O governador esteve no Paraná, onde participou do Show Rural Coopavel, em Cascavel, a convite do governador paranaense, Ratinho Junior.
Riedel destacou que Mato Grosso do Sul vem se desenvolvendo em ritmo “muito bom” nos últimos anos. Em 2025, explicou, as projeções indicam taxa de crescimento de 4,5%, acima da média nacional.
Elogiou o papel das cooperativas no Estado, que tem a presença forte de agricultores paranaenses em diversos municípios produtores de grãos, especialmente.
“Isto se deve em parte ao empreendedorismo dos paranaenses que vivem em nosso Estado, com as cooperativas do Paraná. Estamos aqui para fazer este reconhecimento, conversar com as cooperativas sobre todas as oportunidades no nosso Estado”, afirmou o governador.
Riedel participou ainda da primeira reunião ordinária de 2025 das diretorias da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).

Um dos principais assuntos em pauta foram investimentos do setor cooperativista previstos para este ano e possíveis parcerias entre os governos dos dois estados.
Cooperativas
O sistema cooperativista tem forte participação em Mato Grosso do Sul e chega a 77 dos 79 municípios. São 136 cooperativas registradas, distribuídas nos sete ramos do setor. A geração de empregos chega a 14,6 mil postos de trabalho.
O ramo agropecuário é o que tem o maior número de cooperativas no Estado, chegando a 62 unidades, seguido do setor de crédito, com 16 empresas.
O Governo de Mato Grosso do Sul tem investido no segmento, a partir do Programa de Desenvolvimento do Cooperativismo. Em 2024, os investimentos somaram R$ 2 bilhões.
Com secretaria-Executiva de Comunicação de Mato Grosso do Sul