BRUNNA SALVINO, DE CAMPO GRANDE, E LARISSA ARRUDA, DE BRASÍLIA
Bolsonarista com a maior densidade eleitoral em Mato Grosso do Sul, atrás somente da senadora Tereza Cristina (PP), o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB) tem enfrentado uma sequência de notícias falsas, segundo ele, “plantadas por futuros adversários”, de que não disputará as próximas eleições.
“A esses que estão se juntando para plantar mentiras, aviso: sou pré-candidato a senador em 2026 e o meu plano A para presidente é Jair Bolsonaro, que também é meu plano B”, declarou o político, que disputou o segundo turno das eleições para governador em 2022.
Ao MS em Brasília, Contar disse que surgiram “notícias estranhas” nos últimos dias e que “parecem ter as digitais de possíveis adversários à disputa pelas duas vagas ao Senado no ano que vem, cuja escolha será feita pelo voto livre e direto dos sul-mato-grossenses”.
“A esses que estão se juntando para plantar mentiras, aviso: sou pré-candidato a senador em 2026 e o meu plano A para presidente é Jair Bolsonaro, que também é meu plano B” — Capitão Contar, ex-candidato ao Governo de MS
Diante disso, destaca, foi obrigado a divulgar vídeo (ver aqui) para desmentir fake news. Segundo Contar, a prática é conhecida: “Os interessados pegam essas notícias e correm para mostrar ao presidente Bolsonaro em Brasília”. Na publicação, o político pede aos seguidores que se guiem por meio de suas redes sociais: “Informações sobre mim vão estar nos meus perfis”.
O ex-deputado lembra que situação parecida ocorreu em 2022, quando setores da imprensa espalharam notícias falsas de que ele não disputaria o Governo do Estado. “Não só disputei o governo, como fui ao segundo turno e por pouco não ganhamos as eleições sem um centavo do fundo eleitoral”, destaca.
O político bolsonarista considera “mau jornalismo” atribuir a ele declarações as quais nunca deu, utilizando suposições e fontes sigilosas. “Impressiona o fato de parte da nossa imprensa não ter evoluído. Justamente quem mais fala em fake news, é a principal disseminadora de mentiras”, avalia, recomendando ao leitor desprezar, ou excluir, notícias “visivelmente plantadas”.
O político bolsonarista considera “mau jornalismo” atribuir a ele declarações as quais nunca deu, utilizando suposições e fonte sigilosas”
Base forte
Diz que o projeto de disputar o Senado em 2026 está sendo construído com bases fortes, em Campo Grande e interior. “Temos uma base muito forte, formada por pessoas que desejam mudança, especialmente no Senado, onde a direita está fragilizada e precisa eleger uma bancada consistente para 2027”, observa.
Sobre outros boatos de que irá apoiar o palestrante e coach Pablo Marçal à presidência em 2026, o militar é pontual: “Não sei de onde tiram isso. O meu líder político se chama Jair Bolsonaro e não adianta plantar mentiras porque a verdade está nas minhas ações diárias e na minha fidelidade às bandeiras defendidas por ele”, reforça.
Contar afirma respeitar as pretensões de qualquer candidato a presidente, inclusive de Pablo Marçal, que ingressou no PRTB apenas em 2024 para disputar a Prefeitura de São Paulo. “Estou no PRTB desde março de 2022. Portanto, sem qualquer ligação política com outro grupo, a não ser com o do ex-presidente Bolsonaro”, reafirma.
“O meu líder político se chama Jair Bolsonaro e não adianta plantar mentiras porque a verdade está nas minhas ações diárias e na minha fidelidade às bandeiras defendidas por ele”
Conclui, dizendo que o eleitor está disposto a eleger senadores comprometidos com as expectativas da sociedade, sem ligações e sem “rabo preso” com o Judiciário. “Não podemos deixar passar de 2026. Temos que escolher senadores com autonomia e liberdade para julgar qualquer ministro que esteja cometendo ilegalidades”.
Capitão contar tem todo o meu apoio ele será bem ao senado para representar o sulmatogrossence ,candidato preparado e ligado ao nosso bolsonaro alinhado com as pautas da direita conservadora.. tamu juntos capitão.