CAMPO GRANDE
O Governo do Estado realizou 2.682 mil cirurgias ortopédicas desde o início do Programa “MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas”, em maio de 2023. Nesse período, a Secretaria de Saúde trabalhou para reduzir as filas de cirurgias eletivas, exames e consultas.
A melhoria dos serviços prestados pelo estado aos cidadãos tem sido destacada pelo governador Eduardo Riedel em reuniões e encontros com os secretários de todas as áreas.
“Nosso governo é focado nas pessoas. Daí nosso trabalho para que o estado ofereça postos de trabalho, saúde, educação e segurança, além de não deixar as parcelas mais pobres desamparadas”, reforça o governador.
“Nosso governo é focado nas pessoas” — Governador Eduardo Riedel
A iniciativa na área de saúde, de acordo com o secretário Maurício Simões Corrêa, está garantindo o acesso a procedimentos nesta especialidade médica em que há alta procura e crescente demanda de judicialização.
Simões explica que a tendência é que o número de procedimentos aumente mais nos próximos meses.
“O número de cirurgias realizadas mostra o impacto positivo dessa iniciativa na vida das pessoas e temos a expectativa de que esse número continue a crescer com novos contratos, o que nos permitirá acelerar ainda mais os procedimentos e reduzir as filas de espera”, comenta.
Segundo a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, o governo tem contratado hospitais em diversas regiões a fim de permitir que as cirurgias sejam realizadas mais perto dos pacientes.
“A demanda por cirurgias ortopédicas é um desafio que temos enfrentado e, para acelerar a realização dos procedimentos, o programa tem trabalhado na expansão da oferta de serviços ortopédicos ao longo do último ano”, observa.
“O número de cirurgias realizadas mostra o impacto positivo dessa iniciativa na vida das pessoas” — Secretário de Saúde, Maurício Simões
Lançado em maio de 2023, o “MS Saúde – Mais Saúde, Menos Filas” foi criado para atender a demanda reprimida que visa otimizar o acesso a consultas, exames e cirurgias eletivas, reduzindo as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa atua em diversas especialidades médicas, promovendo a descentralização dos serviços e a ampliação da oferta à população dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Com informações da Secretaria-Executiva de Comunicação de MS