BRASÍLIA
A Câmara dos Deputados vai lançar na próxima quarta-feira (14) dois trabalhos desenvolvidos nos últimos anos por grupos de parlamentares do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes). A solenidade acontece às 10h30, no Salão Nobre da Câmara.
Um dos estudos teve como objetivo avaliar a efetividade do modelo de atenção primária à saúde no Brasil. Debateu formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil e o impacto que o credenciamento de especialistas de fora do Sistema Único de Saúde (SUS) poderia ter no atendimento, a fim de torná-lo mais ágil.
O trabalho teve como relator o deputado federal reeleito Dr. Luiz Ovando (PP-MS), cuja luta pela melhoria do atendimento primário em saúde começou com a posse em fevereiro de 2019. O parlamentar defende ainda a valorização do médico clínico porque entende que muitos problemas que levam pacientes a hospitais e unidades básicas de saúde podem ser resolvidos pelo próprio médico, por meio de uma consulta cuidadosa.
Ovando explica que os debates trataram da valorização da figura do médico e a necessidade de “resgatar a credibilidade e conhecida eficiência do clínico”, particularmente na elaboração de diagnóstico efetivo e pronta terapia, evitando-se complicações, economizando recursos e dignificando a situação de usuários e profissionais de saúde.
Os debates trataram da valorização da figura do médico e a necessidade de “resgatar a credibilidade e conhecida eficiência do clínico”
O segundo estudo teve como relatoras as deputadas Angela Amin (PP-SC) e Professora Dorinha Seabra Rezende (UNIÃO-TO). A proposta foi avaliar e identificar os pilares das políticas públicas nacionais de tecnologia na educação.
O debate abordou os fundamentos normativos da transformação digital na educação e sugeriu encaminhamentos aos Poderes Legislativo e Executivo, de forma a contribuir com a melhoria da qualidade da educação e a redução das desigualdades educacionais. Todas as discussões tiveram como foco a necessidade de letramento digital da população e o potencial da tecnologia para promover a aprendizagem.
As discussões tiveram como foco a necessidade de letramento digital da população e o potencial da tecnologia para promover a aprendizagem
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo, vinculado a Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.
O trabalho do colegiado é dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.