ANDRÉIA ARAÚJO, DE BRASÍLIA
A presença no Brasil do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, causou revolta da bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso, ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Maduro está no país para participar do encontro com países sul-americano.
No Senado, Tereza Cristina (PP) considera a presença do ditador venezuelano “afronta ao povo brasileiro e ao mundo”. A senadora questionou o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receber o ditador com honras de chefe de estado.
Tereza justifica sua indignação, lembrando das sérias violações contra os Direitos Humanos praticadas pelo governo venezuelano. “São centenas de prisões sem julgamento na Venezuela, atrocidades sem fim”.
Completa, questionando a dívida do governo de Maduro com o Brasil: “O governo deveria ao menos ter informado como pretende receber mais de US$ 1 bilhão que a Venezuela deve ao Brasil e não paga, empréstimo dado pelos governos do PT. Mas o presidente disse nem saber o valor da dívida, coberta pelo Tesouro Nacional. É dinheiro do contribuinte brasileiro”.
“São centenas de prisões sem julgamento na Venezuela, atrocidades sem fim” — Senadora Tereza Cristina sobre o governo Maduro
Entre os mais exaltados, o deputado federal bolsonarista Rodolfo Nogueira (PL) afirmou que sanções são praticadas por países do mundo todo à Venezuela por conta dos crimes contra a humanidade. “Até a ONU apresentou relatórios denunciando o mostro que Maduro é. Mas, para o Lula, 7 milhões de pessoas fugindo da fome e outras 12 milhões morrendo de fome, é tudo narrativa”.
Dr. Luiz Ovando (PP) também lembrou nas suas redes sociais as restrições impostas à Venezuela, com até proibição de entrada do ditador venezuelano. Ele citou como exemplo os Estados Unidos que, segundo ele, ofereceu R$ 78 milhões de recompensa pela captura de Maduro.
“O ditador é acusado de envolvimento com tráfico de drogas, bem como diversos crime de lesa-humanidade”, reforçou seu argumento.
“Até a ONU apresentou relatórios denunciando o mostro que Maduro é” — Deputado federal Rodolfo Nogueira sobre o ditador Maduro
Outro bolsonarista, o deputado Marcos Pollon (PL) ironizou a visita de Maduro ao Brasil. Compartilhou em seu Instagram montagem com duas fotos: uma de Bolsonaro e Donald Trump, quando ambos eram presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, e outra com Lula e Maduro. A primeira com a inscrição “governo do ditador” e a segunda “governo do amor”.
Por outro lado, o coordenador da bancada de MS, o deputado petista Vander Loubet, defendeu o presidente Lula, explicando que é necessário o diálogo com todos os países, independente da opinião a respeito dos governantes. Neste aspecto, para o deputado, o presidente Lula tem tido “cuidado e sabedoria para dialogar”.
“Do mesmo jeito que há pessoas que classificam o governo da Venezuela como uma ditadura, também tem aqueles que classificam o governo dos Emirados Árabes como ditadura” e ele relembrou que Lula conversou com os dois países, “sempre buscando aquilo que é do interesse do Brasil”.
“É necessário o diálogo com todos os países, independente da opinião a respeito dos governantes” — deputado Vander Loubet, coordenador da bancada de MS
Os demais parlamentares foram procurados, mas até o fechamento da matéria ainda não haviam se manifestado. O espaço está aberto para a manifestação de cada um deles.
Entenda o caso
Acontece nesta terça-feira (30), em Brasília, um encontro com representantes de 12 países sul-americanos, 11 presidentes e um enviado do governo do Peru, para discutir uma retomada das relações multilaterais dentro do continente.
Em uma reunião prévia com Maduro, que aconteceu na segunda (29), Lula defendeu uma aproximação com a Venezuela. “Recuperamos o direito de fazer políticas internacionais com seriedade, sobretudo com países vizinhos”, ressaltou o presidente, ignorando o fato de Maduro conduzir o país com ações antidemocráticas.
Entre os métodos denunciados pelas Nações Unidas, estão execuções, sequestros, estupros e prisão de opositores.
E uma vergonha nacional, para o nosso país, esse atual presidente ,receber um cara desses ,onde o país que ele é um líder, que impôs ditadura ,onde o povo dele sofre com a fome ,uma terra sem lei ,onde ele manda e o povo tem que obedecer ,assim o atual presidente amigo do mesmo,já está implantando o comunismo aqui no Brasil é lamentável 🤦♀️🤔