CAMPO GRANDE
Mato Grosso do Sul receberá R$ 120 milhões da União para reforçar o combate ao tráfico de drogas e outros crimes nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. O anúncio foi feito durante visita do ministro da Justiça ao Estado, na última segunda-feira (28).
Junto com o governador Eduardo Riedel, o ministro garantiu a criação do Programa de Ação na Segurança (PAS) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).
Serão entregues 77 viaturas e equipamentos para a segurança pública e a construção de quatro unidades prisionais no valor estimado de R$ 60 milhões.
Foram assinados termos que garantem políticas de combate da violência contra a mulher, o fortalecimento das patrulhas escolares, além da entrega de armamentos, munições, insumos e kits para perícia, detectores de metal e equipamentos de raio X. Foi anunciado ainda a instalação de uma segunda Casa da Mulher Brasileira, em Dourados.
O ministro Flávio Dino frisou que o aporte financeiro representa uma integração entre as forças de segurança pública federal e estadual. “Resolvemos também construir quatro penitenciárias, com 1.600 vagas, num trabalho integrado de combate ao narcotráfico e demais crimes transfronteiriços. Serão unidades modernas com equipamentos de automatização, e espaços para atividades laborais”, explicou o ministro.
De acordo com o governador Eduardo Riedel, os investimentos chegam em boa hora com um novo ciclo de desenvolvimento econômico que o Mato Grosso do Sul vem alcançando com instalações de plantas industriais e novas rotas de escoamento de produtos, como o caso da Rota Bioceânica.
“Os investimentos enrobustecem as forças de segurança pública do Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com dois países, e tudo traz segurança não só ao estado, mas para o Brasil”, completou. Riedel ainda destacou que duas unidades prisionais serão instaladas na Capital e outras duas no interior.