CAMPO GRANDE
O governador Eduardo Riedel (PSDB) entregou segunda-feira (18) o Centro de Operações de Rede, a Infovia Digital. O funcionamento do Centro marca o início da implantação da Infovia Digital, PPP (Parceria Público-Privada) firmada entre o Governo do Estado e a empresa Sonda.
O contrato prevê a prestação de serviços de transmissão de dados, voz e imagem para todos os equipamentos das unidades públicas estaduais.
A rede de conectividade e tecnologia de ponta que ligará todo Mato Grosso do Sul, contará com 7 mil quilômetros de fibra óptica interligando os 79 municípios sul-mato-grossenses. Na prática, os serviços permitem a conexão interna (intranet) ligando todos os 1.634 pontos do Estado, com a conexão de políticas públicas, segurança de sistemas, sistemas informatizados e melhoria na gestão de contratos e processos administrativos.
“Nunca tivemos dúvida de que, com boas parcerias, novas modelagens, conseguiríamos atrair o capital privado, de empresas sérias responsáveis, que pudessem entregar à sociedade sul-mato-grossense o resultado que a gente espera”, afirmou Riedel, durante a solenidade de inauguração do COR.
“Nunca tivemos dúvida de que, com boas parcerias, novas modelagens, conseguiríamos atrair o capital privado” — Governador Eduardo Riedel
O governador destacou que o prédio onde funcionará o centro de monitoramento das operações da Sonda, junto com o Ciops modernizado, é o marco zero do processo. Em Campo Grande, acrescentou, a implementação da Infovia Digital está quase concluída.
“A população vai perceber esse grande avanço na conectividade no seu dia a dia. Não estamos fazendo obras de infraestrutura. Só trazendo a digitalização para os processos. Estamos criando um pensamento estratégico para nossas crianças, para telemedicina, para as nossas ações em educação, segurança, transformando de fato um modelo de funcionamento que vai avançar em uma velocidade muito mais rápida”, garantiu.
Para a secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), Eliane Detoni, a Infovia Digital é um projeto transformador. “Hoje, estamos aqui concretizando mais uma etapa do governo digital. O governo que se preocupa com a agilidade nos processos, com a celeridade e qualidade nos serviços públicos disponíveis”, apontou.
“Estamos criando um pensamento estratégico para nossas crianças, para telemedicina, para as nossas ações em educação, segurança” — Eduardo Riedel
O avanço digital engloba vários serviços, como o de telefonia, com instalação de 15 mil ramais IP (sistema de telefonia digital que utiliza protocolo de internet para transmitir voz) entre as unidades administrativas do Estado. Todo o sistema do Governo será substituído por ramais VOIP, com conexão de fibra óptica.
A proposta deve reduzir os custos com telefonia clássica do Estado, solução mais moderna e que possibilita integração com outras ferramentas dentro dessa rede.
Em um futuro projeto de extensão, a rede poderá oferecer serviços de alta demanda de banda (vídeo monitoramento, diagnóstico de imagens médicas, ensino à distância).
O avanço digital engloba vários serviços, como o de telefonia, com instalação de 15 mil ramais IP entre as unidades administrativas do Estado
Membro do Conselho de Administração da Sonda, empresa responsável pela Infovia Digital, Ingo Ploger classificou o projeto como inovador na administração pública e na satisfação da empresa em fazer parte deste processo.
“Esse projeto é muito importante para o grupo Sonda. É de relevância porque nós atendemos projetos transformadores e somos cúmplices de uma revolução silenciosa na administração pública e privada, de um Estado, de uma comunidade, de uma cidade e de país”, completou.