CAMPO GRANDE
O presidente estadual do MDB, ex-senador Waldemir Moka, afirmou nesta quinta-feira (22) que a empresária Girleide Rovari é pré-candidata do partido à Prefeitura de Bodoquena, município distante 265 quilômetros de Campo Grande.
Moka destaca a experiência de Girleide na administração municipal e o conhecimento dela sobre os principais problemas que afligem a população do município. “É nossa pré-candidata, cujo nome será oficializado na convenção partidária no momento certo”, afirmou o ex-senador.
Ex-chefe de gabinete da gestão do então prefeito Jun Iti Hada e ex-secretária de Assistência Social, Girleide pretende construir um programa de governo, ouvindo a população. Ela já disputou duas eleições, nas quais obteve expressivas votações.
A pré-candidata defende a transformação social em Bodoquena, valendo-se principalmente do crescimento econômico proporcionado pelo ecoturismo. Pede um novo ciclo de desenvolvimento da cidade, focado na consolidação de Bodoquena como um dos principais destinos do ecoturismo e do turismo de aventura e esportes radicais.
Encravada na Serra da Bodoquena, a cidade é o ambiente perfeito para o turismo de natureza, segmento que mais cresce no setor, e para o turismo de aventura e esportes radicais, devido às características geográficas.
A experiência acumulada durante a atuação na vida pública, segundo ela, fortaleceu a identificação com as inquietações, a expectativa e anseios da população. “A cidade cresceu e precisamos aperfeiçoar as políticas públicas, cuidar melhor da infraestrutura, dos projetos sociais e ter atenção especial com a saúde”, avalia.
“A cidade cresceu e precisamos aperfeiçoar as políticas públicas, cuidar melhor da infraestrutura, dos projetos sociais e ter atenção especial com a saúde” — Girleide Rovari, pré-candidata à prefeita em Bodoquena
Trajetória na cidade
Girleide lembra que, logo que chegou a Bodoquena, em 1997, dedicou-se às primeiras ações sociais no Assentamento Sumatra. Entre 2017 e 2020, liderou campanhas para arrecadação de recursos ao Hospital de Câncer de Barretos, por meio de leilões beneficentes, fortalecendo as práticas solidárias na comunidade.
De 2007 a 2020, dedicou-se à vida pública, exercendo o cargo de secretária de Assistência Social, chefe de Gabinete do prefeito e secretária-geral da Câmara de Vereadores. Mesmo com atuação dedicada à área social sem militância política, Girleide atendeu à convocação do partido e se lançou em campanha em 2016. Conquistou os votos de 40,86% dos eleitores.
Nas eleições de 2020, o candidato do MDB era Jun Iti Hada, mas, no meio da campanha, ficou impedido de seguir na disputa e coube à Girleide substitui-lo. Apesar do curto tempo para levar suas propostas à população, recebeu 44,29% dos votos, superando o desempenho da sua primeira campanha.
De 2007 a 2020, dedicou-se à vida pública, exercendo o cargo de secretária de Assistência Social, chefe de Gabinete do prefeito e secretária-geral da Câmara de Vereadores
Fortalecer o turismo
A ideia, segundo ela, é focar nos principais problemas da cidade e reforçar a condição de Bodoquena como um dos principais destinos ecoturísticos de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a posição do município na Rota Bonito-Bodoquena.
Para a pré-candidata, Bodoquena precisa também ter uma ação forte na questão ambiental e oferecer infraestrutura adequada aos eventos que deram grande visibilidade ao município. A cidade tem atraído número cada vez maior de turistas e o fortalecimento do setor de eventos é fundamental.
“São vários atrativos que mostram a natureza preservada e enchem os olhos dos visitantes. Nosso potencial está se tornando uma atividade econômica fundamental para ajudar no financiamento de políticas voltadas ao crescimento e bem-estar da nossa população”, aponta.
Bodoquena precisa também ter uma ação forte na questão ambiental e oferecer infraestrutura adequada aos eventos que deram grande visibilidade ao município
O turismo de aventura tem potencial para crescer mais em Bodoquena, pela sua pegada ambiental muito forte, inserido em um assentamento rural com vários atrativos de ecoturismo no entorno da serra e do Rio Salobra. “Eventos dessa grandeza movimentam toda uma cadeia, de serviços, do comércio”, completa.
Construção do programa
Segundo ela, o objetivo da sua pré-campanha é construir um programa de governo para ser amplamente debatido com a comunidade local durante o período regular de campanha.
“No momento adequado e permitido, vamos apresentar nossas propostas para o município. Precisamos conversar com os diversos setores e entender suas necessidades, discutindo as que são factíveis e atendem a maioria para colocá-las no plano de governo, para que sejam possíveis realizar”, acrescenta.
“No momento adequado e permitido, vamos apresentar nossas propostas para o município”
Girleide defende “uma administração mais eficiente e interligada, onde seus sistemas de informática possam conversar entre si, para garantir que as decisões sejam tomadas de forma técnica, permitindo que os recursos sejam utilizados de maneira eficaz”.