De Brasília
Mato Grosso do Sul recebeu nesta sexta-feira (14) a garantia de que não haverá corte nos recursos previstos no combate aos crimes nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. São R$ 26,4 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública.
A informação foi recebida pelo secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, durante reunião com o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Paim, realizada na manhã de hoje, em Brasília.
A reunião foi convocada pelo próprio secretário nacional, após o Estado formalizar insatisfação por meio de ofício. “Houve compromissos mútuos. O Governo federal garante a verba e nós garantimos a manutenção e continuidade de todas as ações da Operação Hórus na fronteira do Estado com a Bolívia e o Paraguai”, destaca Videira.
Além de manter para Mato Grosso do Sul o aporte dos 5,24% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que representa mais de R$ 26,4 milhões em investimentos, a Senasp informou ainda que haverá incremento nos recursos destinados a segurança pública do Estado.
“O Paim nos assegurou que vai reforçar os investimentos para que continuemos a atuar na repressão dos crimes fronteiriços, principalmente a área da perícia e a polícia judiciária”, explica.
Entre setembro de 2019 e agosto deste ano, a Operação Hórus apreendeu 155,8 toneladas de drogas, 235 veículos que transportavam entorpecentes, 2,9 milhões de dólares, 4,4 toneladas de agrotóxicos, 937.754 pacotes de cigarros e 1.735 pneus contrabandeados. Houve ainda 333 prisões em flagrante e a recuperação de 114 veículos roubados ou furtados.