De Brasília
A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) criticou neste domingo (16), pelo Twitter, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. O político sul-mato-grossense, quando ministro, recomendou que as pessoas ficassem em casa e só procurassem um médico se tivessem falta de ar.
Segundo Janaína, os médicos que estão à frente do combate à Covid-19 sabem que medicar no início dos sintomas salva vidas.
“Com todo respeito ao ex-ministro Mandetta, hoje todos os médicos que estão no front já sabem que medicar no início dos sintomas salva vidas. E ele insiste no discurso inicial… E ainda quer atribuir as mais de 100 mil mortes a Bolsonaro?”, escreveu no Twitter.
Em julho, o Ministério da Saúde mudou o entendimento ao recomendar que os pacientes procurassem as unidades de saúde ao apresentarem os primeiros sintomas, como tosse e febre.
A mudança coincidiu com a ampliação do uso da cloroquina para casos leves de covid-19. O Ministério redefiniu no final de maio o protocolo sobre o medicamento, antes recomendado só para casos graves.