A deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS) é a primeira mulher sul-mato-grossense a ocupar um dos cargos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A parlamentar foi eleita nesta quarta-feira com 398 votos para a 3ª Secretaria. Ele ficará no cargo por dois anos (2021-2022).
Rose se disse honrada por ocupar cargo na Mesa Diretora da Câmara. “É uma secretaria importante, que cuida da parte administrativa, do uso do dinheiro público. Vou trabalhar com transparência para que cada cidadão do Brasil possa acompanhar tudo”, afirmou.
A deputada diz que pretende honrar a eleição para o cargo e que irá representar as mulheres do Estado e do país com equilíbrio. “Quando uma mulher tem essa oportunidade, toda a sociedade ganha”, declarou.
Modesto também enfatizou que vai ter como aliadas na Mesa Diretora todas as deputadas federais “para que a Câmara priorize a votação de pautas em defesa da mulher”.
O cargo de terceiro-secretário garante a participação ativa nas decisões da Câmara dos Deputados, uma vez que a Mesa tem poder de deliberar sobre questões que envolvem procedimentos a serem adotados pela Casa de Lei.
O ex-deputado federal e ex-senador Waldemir Moka (MDB-MS) também foi terceiro-secretário da Câmara dos Deputados no período de 2007-2009.