De Brasília
A senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) defendeu a colega senadora Kátia Abreu (PP-TO), acusada pelo ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de atuar em favor de interesses da China sobre o mercado de 5G no Brasil.
“Ao plantar insinuações contra a senadora Kátia Abreu, o Ministro Ernesto Araujo atinge todo o Senado e lança sementes de joio nos campos da democracia. Quando menos a gente espera a democracia se vê sufocada”, escreveu Tebet em sua conta no Twitter.
A senadora, que tem sido adversária do governo Bolsonaro, continuou: “Não adianta somente podá-lo, porque a poda vai fortalecer a planta. Desse joio é preciso arrancar as raízes, fertilizar as mudas democráticas e “forjar na democracia o milagre do pão”. Ernesto e democracia não andam juntos. Não há opção. Democracia fica. Ernesto tem de sair”, concluiu.
Araújo tem sido pressionado pelo Congresso Nacional. De acordo com as lideranças políticas no Senado e na Câmara, o ministro tem impedido que o país progrida nos assuntos com outros países para compra de vacinas, como a China.
O presidente Jair Bolsonaro foi pressionado durante a semana pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). As Casas querem a troca do ministro, de preferência por um senador ou deputado.