CAMPO GRANDE
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM-MS) condecorou o deputado federal Loester Carlos Gomes de Souza, o Trutis (PSL), com a Medalha do Mérito. A entrega da comenda ocorreu quinta-feira (9) da semana passada, no Palácio Tiradentes, em Campo Grande, em solenidade sobre os 186 anos da instituição no Estado.
Conforme descrição, “a mais alta honraria da PMMS destina-se a reconhecer àqueles que tenham prestado relevantes serviços à corporação, no que diz respeito ao aperfeiçoamento e projeção da instituição”.
Loester Trutis responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal desde 4 de novembro do ano passado, quando houve a Operação Tracker para apurar o suposto atentado sofrido pelo deputado. A relatora é a ministra Rosa Weber. É acusado de forjar o próprio atentado, que teria ocorrido em 16 de fevereiro de 2020, quando viajava de carro entre Campo Grande e Sidrolândia.
Deputado é acusado de forjar o próprio atentado, segundo a Polícia Federal
Após oito meses de investigação, a Polícia Federal concluiu que o parlamentar montou a farsa para “obter dividendos políticos”. Trutis responde ainda por porte ilegal de armas de uso restrito das Forças Armadas, além de ser acusado de lesão corporal dolosa, ameaça e tentativa de estupro contra a ex-amante em 2018.
Procurada, a Polícia Militar informou, por meio da assessoria de imprensa, que a homenagem foi proposta pelo comandante-geral da Corporação “em virtude de ter destinado à Polícia Militar emendas parlamentares para aquisição de viaturas operacionais e outros equipamentos utilizados na prestação de serviços à comunidade”.
Em 2021, de acordo com a PM, foram homenageadas 51 personalidades, sendo 34 civis e militares de outras forças e 17 policiais militares. Foram entregues ainda 116 Medalhas da Insígnia do Mérito.