CAMPO GRANDE
Por Correio do Estado
A empresa NW Soluções e Recuperação de Crédito Ltda., que pertence ao advogado Nelson Willians Fratoni Rodrigues e à advogada Giovanna Paliarin Castellucci, pleiteia na Prefeitura de Campo Grande um terreno de 6,5 mil m² no Bairro Miguel Couto, próximo ao Parque das Nações Indígenas, para a instalação de uma de suas unidades.
A empresa, com sede em São Paulo (SP) e de capital social de R$ 300 mil, quer que a prefeitura da Capital doe um terreno, avaliado em R$ 10 milhões, em uma das regiões mais nobres de Campo Grande.
A doação seria feita por meio do Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (Prodes).
Normalmente, as empresas que se enquadram no Prodes recebem, além da doação da área, incentivos fiscais como descontos ou até mesmo isenções de tributos municipais, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
A reportagem teve acesso aos ofícios enviados pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), em 16 de setembro, a vários órgãos da adminsitração municipal, como a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf), a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, a Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana e a Agência Municipal de Planejamento Urbano (Planurb).
O pedido ainda tramita na Sidagro. O titular da Pasta, Rodrigo Terra, foi procurado pelo Correio do Estado, mas não respondeu aos questionamentos até o fechamento da edição.
Alguns advogados e autoridades consultados pela reportagem, que pediram para não terem seus nomes revelados por temor de represálias, ficaram perplexos com o pedido, sobretudo, por se tratar de solicitação para a doação de terreno em uma das áreas com o metro quadrado mais valorizado de Campo Grande.
O Correio do Estado procurou o advogado Nelson Willians e perguntou quantos empregos pretendia gerar nesse empreendimento em Campo Grande. O advogado, cujo escritório tem sede em São Paulo, pediu para que entrássemos em contato com a assessoria de imprensa dele, que não respondeu as perguntas até o encerramento da edição.
CALL CENTER?
Na Classificação Nacional de Atividades Econômicas da NW Soluções estão atividades como intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral (exceto imobiliários) e atividades de teleatendimento (telemarketing), cobrança e informações cadastrais.
Atualmente, o Nelson Willians Advogados funciona em Campo Grande na Rua Goiás, no Bairro Jardim dos Estados, em um edifício alugado. Não há informações sobre se a intenção da empresa é montar um call center em uma área nobre da cidade ou transferir sua sede para o terreno pleiteado. Nos últimos anos, o Bairro Miguel Couto ficou conhecido por concentrar clínicas e escritórios de advocacia destinados às classes A e B.
O Nelson Willians é um dos maiores escritórios de advocacia de massa do Brasil, tendo como clientes grandes bancos e empresas (normalmente varejistas) e os representando sobretudo em ações que têm origem em relações de consumo. Tem filiais em todo o Brasil e, em muitas delas, sua mão de obra é composta por centenas de advogados.